CÃO LABRADOR LEVA ALEGRIA A CRIANÇAS EM TRATAMENTO CONTRA O CÂNCER





As crianças que esperavam por atendimento no setor de oncologia da Santa Casa de Misericórdia de Presidente Prudente receberam nesta quarta-feira (1º) a visita inesperada de um cão, da raça labrador. A iniciativa faz parte do projeto “Amicão”, do Fundo Social de Solidariedade.
A presença do cachorro transformou o clima de espera na recepção do ambulatório de oncologia, onde ocorre o tratamento de pacientes contra o câncer. As crianças não se intimidaram e fizeram questão de cobrir o “Chico” com muitos afagos.
Segundo a pediatra oncologista Danielle Honorato Torelli, esse contato dos pacientes com o animal ameniza a ansiedade antes das consultas. “Deu para perceber que eles estavam mais felizes, é uma forma de esquecer o ambiente hospitalar e o tratamento”, afirmou a médica.
De acordo com a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lisiane Bugalho, os objetivos são manter visitas semanais à instituição e levar o projeto para outras entidades. “Além de amenizar  o sofrimento das pessoas em tratamento, o cão também auxilia na integração da equipe hospitalar e dos pacientes”,  frisou Lisiane.
Durante a visita, o labrador de seis anos teve o acompanhamento de um adestrador voluntário.
“Chico” provocou diferentes emoções e teve a aprovação do público em atendimento. “Minha filha ficou muito animada, ela adora cachorro e encheu o ‘Chico’  de carinho”, falou Aline Cristina Vasconcelos, de Panorama, mãe da pequena Laura, de quatro anos.
A dona de casa Simone Cordeiro dos Santos, de Presidente Epitácio, que acompanhava o filho Luís Gabriel, de oito anos, também gostou da visita. “Muito bom para as crianças, elas se divertiram. Esse tratamento é difícil e esse contato ajuda a amenizar o sofrimento”,  afirmou Simone.





santa_casa_4


santa_casa_2

Fonte: G1













Comentários