Empresária pede fraldas no seu aniversário para doar a idosos no interior de São Paulo

Ação mobiliza amigos, clientes e parceiros pelo segundo ano consecutivo; iniciativas semelhantes pelo Brasil mostram como fazer o bem faz bem.


A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e área interna
Movida pelo espírito de solidariedade, a empresária Mercia Daher é a idealizadora de uma ação social que movimenta a cidade de Atibaia, no interior de São Paulo, pelo segundo ano consecutivo.
Com o aniversário de 53 anos se aproximando, ela decidiu celebrar de uma forma diferente, pedindo aos amigos que, no dia de seu aniversário, além do abraço, levassem um pacote de fraldas geriátricas de presente. 
 Mercia organizou um coquetel em sua loja, fez uma postagem em suas redes sociais convocando os amigos e aguardou. Para sua surpresa, ao final do dia, ela havia recebido mais de 150 amigos e muitas fraldas. 
A emoção foi tamanha que ela se empolgou, continuou comemorando, pedindo e, ao final de 45 dias, ela havia arrecadado 4 mil unidades: todas entregues na Vila São Vicente de Paulo, instituição de amparo a idosos em Atibaia, durante comemoração organizada pela empresária, com direito a show do cantor Altemar Dutra Jr.
“Embora eles precisassem daquela ajuda, não gostaria que as fraldas fossem o meu presente a eles, e sim a tarde gostosa que passamos juntos”, relembra.
Segundo a assistente social da instituição, Vilma Oliveira, são utilizadas, em média, 2 mil fraldas por mês. “Hoje, cerca de metade dos nossos 36 moradores fazem uso de fralda por algum motivo, doença ou uma situação mais pontual, com trocas cinco vezes ao dia. Essas doações são muito importantes principalmente para aqueles sem família ou com familiares de baixa renda”, conta. 
Repetindo a dose
Neste ano, Mércia não teve dúvidas e segue lembrando os amigos e conhecidos a cada encontro: “já trouxe a sua fralda?”. As entregas seguem até o dia 31/12/16 com doação para a mesma entidade no início de 2017.
Até o momento desta entrevista, após 10 dias de recepção de amigos e muitos abraços, Mércia já havia ultrapassado a meta das 4 mil fraldas. “É extremamente gratificante e as pessoas vêm me abraçar muito felizes sabendo que podem ajudar. É uma energia inexplicável. Nunca mais faço aniversário na vida sem ser em prol de alguma causa”, afirma.
Prova disso são as iniciativas semelhantes que acontecem pelo Brasil. No Rio Grande do Sul, um menino de 9 anos pediu caixas de leite no seu aniversário também para doar a lar de idosos. Já a missão de Pedro Henrique Cardoso no seu aniversário de 17 anos foi arrecadar água para doar no sertão do Ceará. Ao final da campanha, o jovem comemorou 14 mil litros arrecadados.
“O resultando é tão bom que sugiro para todos os amigos”, brinca Mércia, conhecida em Atibaia pelos eventos que organiza, reunindo outros empresários para networking e, claro, angariar recursos para projetos sociais da cidade. A cada pedido dela, as contribuições não param de chegar.
“Isso demonstra a credibilidade no meu trabalho, o que me deixa muito satisfeita. O importante é que por onde passo não falta gente disposta a ajudar”, agradece.
Qualidade de vida na terceira idade
incontinência urinária atinge 5% dos brasileiros, entre eles a população idosa, comprometendo a autoestima e qualidade de vida. Vale lembrar que a disfunção não é exclusivamente causada pela idade, como parte natural do envelhecimento.
Além de linhas de tratamento específicas para o quadro clínico de cada paciente, diversos produtos no mercado - como fraldas, absorventes e roupa íntima -, auxiliam a conviver com este incômodo no dia a dia mantendo a discrição, limpeza e conforto.
Aqui você encontra alguns cuidados especiais da incontinência urinária em idosos.
Adicionar legenda

o

Comentários