Como planejar o fim de ano

Fonte:POR 



O fim de ano já está batendo na porta, vocês já estão preparados para ele? A ideia é aproveitar ao máximo essa transição ao lado de quem amamos e fazendo festa! Mas, para que tudo saia perfeito, o ideal é planejar! J Para ajudar, montei um infográfico com 10 dicas para planejar o fim de ano. Vale para quem vai sair de viagem e também para quem vai preparar alguma coisa em casa! Sigam as setas de acordo com a intensão de vocês!



planejar-fim-de-ano-blog-da-mimis-michelle-franzoni-post
































Como planejar o fim de ano
1 – Faça uma lista de compromissos
Você já marcou alguma coisa com amigos e familiares para o fim do ano? Anote tudo em um calendário. Encontros, como revelação de amigos secretos, início de férias coletivas, aniversários que por ventura tenham nesse mês, viagens, se já as confirmou. É legal deixar o calendário visível, seja na porta da geladeira ou na mesa do escritório.
2 – Planeje suas despesas de fim de ano
Quanto que você quer, ou melhor, quanto você pode gastar? Esse é o ponto inicial. Dê uma olhada no seu extrato bancário, verifique dívidas pendentes e veja quanto pode ser investido no fim de ano. Dê uma olhada também no limite disponível no cartão de crédito. Administre o valor que você tem, separando-o em viagem, ceia, presentes, roupas de festas e tudo mais o que queria e precise. Faça uma lista colocando em ordem de importância cada “necessidade” e vá distribuindo o seu dinheiro para elas. Se você segue uma planilha financeira, a coisa fica mais clara ainda.
3 – Dê atenção a decoração da casa
decoração de fim de ano é linda e deixa tudo com espírito de renovação, por isso, mesmo que não tenha muito para investir, pelo menos dê um toque natalino ao ambiente central: a sala. Veja aqui algumas dicas. Faça isso já no começo de dezembro para reforçar a ideia de fim de ano. Faça isso mesmo se não for religioso, pois, de qualquer forma, é um momento de transição para todos nós. Se for viajar, desligue as luzes dos pisca-piscas, assim evitamos qualquer possível risco de curto circuito e qualquer estresse no meio das férias.
4 – Escolha as roupas das festas
Para evitar estresses de última hora, busque antecipadamente opções de roupas para as festas. Se já sabe o que vai vestir, dê uma olhada na roupa para ver se está em perfeito estado, experimente para ver se não ficou apertado ou se falta algum botão. No caso de ir às compras, lembre-se de sua programação, de onde irá passar as festas, e escolha roupas apropriadas.
5 – Compre os presentes de Natal
Evitar filas é a dica primordial de fim de ano! Tente pegar um dia da semana para ir às compras assim que puder! O quanto antes! Para facilitar, monte uma lista com as pessoas que você quer presentear, inserindo ao lado do nome de cada uma, uma sugestão de presente. Depois, distribua os presentes ao pé da árvore de Natal.
SE FOR VIAJAR
6 – Deixe tudo programado
A ideia é sair de casa? Ótimo! Deixe para relaxar quando estiver de férias, antes disso, verifique se todos os documentos estão atualizados. Se for viajar de carro, faça uma vistoria completa. No caso de viagem de avião ou ônibus, compre as passagens com o máximo de antecedência possível e deixe o hotel reservado. Pesquise pela internet tudo o que há em volta do hotel escolhido. E se a ideia é manter a dieta durante o passeio, programe-se de acordo com essa lista aqui.
7 – Cuide ao parcelar viagens
No caso de viagens, lembre-se que o ano está terminando, mas a vida continua! Nada de fazer contas que terá dificuldade em pagar depois. O legal é juntar dinheiro durante o ano para pagar pelo menos metade das despesas das férias.
8 – Pesquise preços de voos com datas próximas
Uma dica legal para quem vai viajar de avião, é não ficar restrito a voos somente em uma data específica. Pesquise preços de voos de datas próximas à data que você planejar ir. Muitas vezes uma viagem no dia anterior custa metade do valor. Se for ficar em hotel, avalie se o valor da diária compensa o desconto da passagem.
OU
8 – Faça uma avaliação completa no carro
Não deixe de fazer uma vistoria no carro se foi pegar a estrada! Vá ao mecânico ou até mesmo no posto de gasolina e peça para conferir o óleo, o fluido de transmissão, a bateria, o filtro de ar, a água do radiador, os pneus e as luzes. Leve uma caixa de ferramentas na viagem e os equipamentos de segurança necessários, como um estepe, macaco e triangulo de sinalização.
SE FOR FICAR EM CASA
6 – Antecipe as ceias
É legal já saber quais receitas vai apostar nas ceias, tanto de Natal quanto de Ano Novo. Se as festas serão na sua casa, ligue para as pessoas convidando-as e pedindo confirmação de presença para que você saiba, mais ou menos, quantas pessoas irão comparecer. Sabendo do número e das receitas que fará, faça uma lista de compras e já vá ao mercado comprar tudo o que vai precisar. Assim evita as famosas filas de fim de ano, totalmente desnecessárias. Deixe para comprar frutas e verduras mais perto da data, para estarem fresquinhas, mas sempre com no mínimo 3 dias de antecedência.
Dica: é legal pedir para que os convidados levem um prato especial para a ceia, assim todos participam, sentem-se importantes e você não fica sobrecarregado.
7 – Prepare-se para as visitas longas
Você é o anfitrião ou anfitriã, então, a primeira coisa é curtir as visitas, para isso você precisa estar bem psicologicamente, deve lembrar que irá dividir seu espaço com outras pessoas e que isso é maravilhoso! Lembre-se que é um momento de interação, partilha e amor, e aproveite cada momento. Sobre a arrumação do ambiente, o principal é recebe-los com um quarto arejado, roupas de cama limpas e em quantidade superior ao de pessoas. Antes de eles chegarem, abra o quarto e deixe que fique arejado, e não use aromatizantes de ar, pode haver algum alérgico no grupo.
8 – Monte uma programação para as festas
Deixe a programação das duas noites festivas bem definida. Dê um horário para os convidados chegarem, de a ceia ser servida e a troca de presentes acontecer. Isso é interessante para ninguém desanimar, principalmente quando há crianças, pois, elas precisam manter-se na expectativa. Ah, vale também instruir as pessoas para que ajudem tanto nos preparativos quanto durante as festas. Peça com jeitinho que tudo sairá bem.
FINALMENTE
9 – Tenha sempre um Plano B
Se estiver tudo planejado será difícil dar alguma coisa errada, mas pode acontecer um imprevisto, por isso vale sempre ter um Plano B. Pense em um convite feito por um amigo, desde que ele não faça uma festa só porque você estará lá, e deixe claro a ele que não é certeza que você irá. Pode também deixar mantimentos para as ceias em casa, se tiver que ficar. Outra dica é não deixar a peteca cair, pense que é momento de festa, de renovação e que nada nem ninguém – nem mesmo você – tem o direito de estragar esses seus dias. Pense que tudo tem um propósito!
10 – Aproveite!
Esse é um momento único e deve ser aproveitado intensamente, com férias ou sem férias, com viagem ou sem viagem. Tente estar ao lado de pessoas que te façam bem e em um lugar que te traga paz. Se estiver trabalhando, pare um momento para meditar e agradecer por mais um ano. Lembre-se que quem faz a energia vibrar é você, então pense em coisas boas e aproveite!
Espero que tenham curtido e entendido o esquema que montei! Qualquer dúvida ou se quiserem acrescentar algo, mandem nos comentários! Beijos e ótimo fim de ano para vocês!! 🙂

Fonte;