Câncer de pênis: falta de higiene é principal fator de risco.

Doença pode atingir homens de todas as idades; a prevenção é simples: água e sabão.





Diferente dos outros tipos de câncer, o fator de risco principal para o surgimento do câncer de pênis é a falta de higiene. Some isso à prepúcios não operados e você terá um quadro favorável ao desenvolvimento da doença. De acordo com o urologista Stênio de Cássio Zequi, a higiene íntima bem feita é primordial para evitar o problema.
"Na Escandinávia, por exemplo, a população não faz a postectomia (cirurgia da fimose), e apenas com bons hábitos de higiene, praticamente eliminou a ocorrência do câncer de pênis", afirma. Esses bons hábitos se resumem a uma limpeza diária com água e sabão, inclusive sob a pele que envolve o pênis, para evitar o acúmulo de secreção no local.
O médico também explica que muitos relacionam erroneamente o câncer de pênis ao papiloma vírus humano (HPV). "Na verdade a associação do câncer de pênis ao HPV vai depender do tipo histológico (análise dos tecidos)". Agora, nos casos de câncer não invasivo, chamado de carcinoma in situ, Stênio afirma que em mais de 80% dos casos o paciente tem HPV. 
Tratamento
Quanto às opções de tratamento, o médico revela que o tempo das cirurgias muito invasivas já passou. "Hoje em dia a literatura mostra que é possível fazer tratamentos preservadores de glande, cabe aos especialistas explorarem isso". E além da cirurgia, pode-se recorrer à radioterapia ou a branquiterapia.
Stênio ainda alerta que, pela semelhança dos sintomas, a doença pode ser confundida com a donovanose. Uma DST causada por uma bactéria que afeta a pele e mucosas da região genitália, causando úlceras e destruindo a pele. Contudo, a donovanose pode ser tratada com antibióticos, sem a necessidade de cirurgia.
No site do Novembro Azul você tem acesso a essa e outras doenças que acometem os homens em suas diferentes fases da vida. Para saber mais sobre o câncer de pênis, acesse



Rodape


Comentários