Azeite de oliva pode reduzir risco de câncer de mama

Pesquisa reforça os benefícios que a dieta mediterrânea, que tem o azeite como componente, pode trazer à saúde.


Um estudo espanhol publicado na revista da Associação Médica Americana (JAMA), e divulgado pela Escola de Medicina de Harvard, mostrou que mulheres que seguem uma dieta mediterrânea, com o consumo de azeite de oliva extra-virgem, têm um risco menor de desenvolver câncer de mama. A pesquisa confirma trabalhos anteriores que apontavam os benefícios da dieta mediterrânea.
Para tanto, foram acompanhadas 4,3 mil mulheres, entre 60 e 80 anos, divididas em três grupos. Um grupo recebia uma quantidade extra de azeite de oliva, enquanto o segundo ganhava uma quantia extra de castanhas e nozes e o terceiro reduzia o consumo de gordura.
Durante os 6 anos de estudo, 35 mulheres foram diagnosticadas com câncer de mama. Os casos foram 62% menos no grupo com consumo maior de azeite em relação ao que cortou o consumo de gordura. A taxa de câncer de mama no grupo que consumia mais castanhas e nozes não foi estatisticamente diferente do grupo de mulheres que reduziram o consumo de gordura.
Os pesquisadores ressaltam que ainda faltam estudos para comprovar este benefício, uma vez que não se sabe se a redução do risco se beneficia do consumo de azeite de oliva sozinho ou em conjunto com a dieta mediterrânea. De qualquer forma, o estudo reforça o consumo do azeite extra-virgem, pois não prejudica a saúde.
Dieta Mediterrânea
A relação entre a dieta mediterrânea e a saúde é antiga. Estudada por diversos pesquisadores, ela é associada à diminuição do colesterol ruim, prevenção de doenças do coração e derrames, melhoria do funcionamento do intestino e retardo do processo de degeneração celular.
A dieta mediterrânea é baseada em legumes, frutas, vegetais, nozes, peixes, grãos integrais e batatas. A gordura utilizada é, predominantemente, o azeite de oliva. A manteiga está no cardápio apenas para bolos e massas. Carne e leite devem ser consumidos em pequenas porções e as frituras devem ser evitadas. Outro ponto marcante é o uso de ervas ao invés de sal para temperar e dar sabor à comida.

Rodape

Comentários