Levar uma vida saudável exige disciplina, mas nunca é tarde para começar

Eventos esportivos, como a SP Run, são boas oportunidades para quem quer dar a largada nos novos hábitos
Por Da Redação - Publicado 08/07/2016 - Atualizado 08/07/2016
Levar uma vida saudável exige disciplina, mas nunca é tarde para começar
Patrick Barzel é participante assíduo da prova; inscrições seguem até o dia 31 de julho
O corpo humano foi feito para o movimento. Mesmo assim, estamos sempre procurando alternativas que nos deem aquele empurrãozinho para ir de um lugar a outro – começamos com os elevadores, passamos pelos carros, terminamos nas escadas rolantes e, sem perceber, mais um dia se passa sem derramarmos uma só gotinha de suor.
A rotina do publicitário Patrick Barzel era parecida com essa. Sua locomoção pela cidade era sempre dentro de um carro. Não conseguia entender como alguém podia trocar o conforto das quatro rodas pelo esforço de correr ou caminhar. “Eu passava de carro e via as pessoas correndo e achava aquilo sem sentido”, conta.
Até que um dia, depois de decidir que precisava perder peso e melhorar seu condicionamento físico, passou a correr no clube que frequentava. Começou com 400 metros, percorridos entre uma atividade e outra, mas não demorou chegar aos quilômetros. Hoje, 17 anos depois da primeira corrida, Patrick acumula mais de 200 provas da modalidade e 2.356 km percorridos – quase uma viagem de São Paulo a Pernambuco feita toda a passadas.
Os benefícios ficavam mais e mais evidentes a cada quilômetro que registrava em sua planilha. Além de perder peso e aumentar a disposição, Patrick percebeu mudanças positivas também na respiração e no sono. Junto com elas, o estímulo natural da serotonina, a sensação de prazer e as novas amizades que fazia na pista o encorajavam a continuar.  
Foi nessa nova fase, mais ativa e saudável, que resolveu mudar de profissão. Passou a trabalhar na idealização, organização e promoção de eventos esportivos. Hoje, se prepara para incluir 8km aos mais de dois mil que acumula. Dessa vez, na 8ª edição da SP Run, circuito organizado pela Sports Fuse Marketing Esportivo e realizado pelo Shopping SP Market.
O corredor já participou de todas as edições anteriores, que tiveram lotação máxima – 2 mil participantes. A 8º SP Run, que acontece no dia 7 de agosto, é um evento voltado à família, com opção de corrida – de 4km a 8 km – ou caminhada – de 4 km – em um percurso pelo estacionamento, corredores internos do shopping e por dentro do Parque da Mônica.
Quem quiser participar, deve se inscrever no site. A inscrição tem o valor de R$ 75,00 e as vagas são limitadas. Os participantes ganharão um kit com produtos dos patrocinadores e parceiros. 
Preparação é fundamental
Chegar entre os primeiros colocados nunca foi o objetivo de Patrick. “Faço parte da elite do fundão”, ele brinca, se referindo aos que completam a prova por último. “Não me preocupo com o tempo. Até paro para tirar fotos. Vou para curtir”. 
O objetivo dele e de muitos ali é abandonar a vida sedentária e melhorar a saúde. Mas, seja com essa ou qualquer outra meta, antes de começar é preciso checar se o seu corpo está preparado para esse tipo de atividade. “Correr é simples, mas é preciso e necessário realizar um check-up completo antes de iniciar qualquer prática esportiva”, orienta Patrick. Ele relata a experiência de um amigo próximo que, por recomendação, foi ao médico antes de acompanhá-lo em uma corrida em Berlim e descobriu que precisava fazer uma cirurgia no coração para começar no esporte. Hoje, depois de operado, está apto a praticar qualquer tipo de atividade.
No regulamento da corrida, os organizadores frisam que os participantes devem conhecer “seu estado de saúde e capacidade atlética” e se preparar adequadamente para o evento. Para garantir uma corrida segura, no dia do evento haverá ambulâncias e pontos de água espalhados pelo trajeto para a hidratação do corredor.
Serviço
8ª SP Run
Quando: 07 de agosto
Horário: das 7h às 11h30
Onde: Shopping SP Market – Avenida das Nações Unidas 22.540
Valor: R$ 75,00 (50% de desconto para pessoas acima de 60 anos)
Retirada do Kit: 06/08 Shopping SP Market (Espaço Atrium)
Inscrições devem ser feitas no site até o dia 31/07 ou até atingir o limite máximo de participantes.
Tags:

Comentários