Superpoderes do limão, gengibre e vinagre que vão muito além do emagrecimento

Além dos sabores e aromas marcantes, o limão, gengibre e vinagre possuem em comum conhecidos benefícios para o emagrecimento e, por isso, estão sempre presentes no cardápio de quem pretende eliminar uns quilinhos extras. Mas quem aposta nos alimentos ainda pode garantir várias outras propriedades importantes que vão muito além da simples perda de peso. Confira quais são os superpoderes do limão, gengibre e vinagre para a saúde:

Benefícios do limão

Nutricionista indica: limão neutraliza o pH do sangue: o que isso significa?
Conhecido por abrigar grandes quantidades de vitamina C e, portanto, combater gripes, o limão ainda é rico de outros nutrientes e minerais que ajudam a combater inflamações, controlam a pressão sanguínea, previnem doenças do sistema nervoso e cardiovasculares, curam distúrbios respiratórios, auxiliam na digestão e purificam o sangue.
Além de ser uma fruta com poucas calorias, o limão possui uma fibra natural que reduz a absorção de gordura armazenada no corpo e elimina as toxinas acumuladas no organismo. Além disso, o alimento é fonte de potássio, ajuda a combater sintomas de tonturas, dor de cabeça, estresse, ansiedade e depressão.

Benefícios do gengibre

Outro alimento conhecido por combater gripes e acelerar o metabolismo, o gengibre é considerado um dos melhores anti-inflamatórios naturais que existem e, por isso, ajuda a evitar doenças cardiovasculares, diabetes, entre outras.
Quem sofre de enjoos constantes e gases também pode tirar proveito do gengibre, quando consumido corretamente. O indicado é ingerir a raiz diariamente entre 2g e 4g por dia, o equivalente a 1 colher de café do pó ou uma fatia média do alimento in natura. Pessoas que sofrem de hipertireoidismo, crianças, pessoas com enxaqueca, úlcera e alergias devem evitar o alimento.

Benefícios do vinagre

Termogênico, antioxidante e anti-inflamatório, o vinagre contém em sua composição o ácido acético, que acelera o processo de digestão e promove queima de gordura do organismo mais rapidamente. Por reduzir em até 25% a presença de açúcar no sangue, o alimento ainda traz benefícios a diabéticos, além de funcionar como um adstringente, fazendo uma faxina interna e melhorando o desempenho do fígado.
O vinagre também pode atuar na defesa do organismo e na neutralização de radicais livres, que são produzidos em excesso devido ao estresse, à radiação solar e à má alimentação. Apesar de ser aliado da saúde, seu consumo exige moderação. Estudos indicam que devem ser ingeridas, no máximo, 4 colheres de sopa de vinagre por dia para evitar irritação no aparelho gastrointestinal.
por Paulo Nobuo

Comentários