Meningoencefalite por herpes: o que é doença que matou filho de cantora em 1 semana



Na última terça-feira (14), o adolescente Matheus Oliveira, de 17 anos, filho da cantora gospel Eyshila, morreu em função de um quadro de meningite viral e encefalite herpética (causada pelo vírus do herpes). A rapidez com que as doenças avançaram, matando o rapaz em menos de uma semana, pegou todos de surpresa. Entenda, a seguir, como esses acometimentos ocorrem e por que eles são tão graves.

Morte do filho da cantora Eyshila

Há cerca de uma semana, Eyshila usou suas redes sociais para pedir orações para seu filho, que estava internado no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro. Ontem (14), o adolescente morreu por causa de um quadro de meningite viral agravado por uma encefalite herpética.

Meningite e encefalite herpética: o que são essas doenças?

O infectologista Gabriel Cuba, do Hospital 9 de Julho, de São Paulo, explica que a meningite é a infecção das meninges, membranas que revestem o sistema nervoso e servem também como proteção. Já a encefalite é caracterizada pela chegada da infecção ao tecido cerebral.
É comum que os dois acometimentos ocorram juntos, caso em que a doença passa a ser chamada de meningoencefalite. O agente causador mais comum é o vírus do herpes simples do tipo 1, o mesmo que causa herpes labial. O herpes é também o principal gerador de encefalite (quando ela ocorre sozinha), enquanto a meningite tem outras causas comuns, como fungos e bactérias.

É comum evoluir tão rápido? 

Gabriel Cuba explica que não é raro que a meningoencefalite evolua rapidamente como aconteceu com Matheus, que foi internado e morreu dentro do intervalo de apenas uma semana. Esse desfecho também não é incomum: de acordo com o infectologista, ele ocorre em cerca de metade dos casos.
Publicidade

Sequelas 

Os cerca de 50% dos pacientes que sobrevivem à meningoencefalite podem ficar com sequelas. O especialista explica que elas são muito variáveis, pois dependem da extensão do dano neurológico, que costuma ser difuso. De maneira geral, elas podem variar de leves alterações de consciência até coma irreversível.

Como identificar a meningoencefalite 

Gabriel Cuba explica que quanto antes a meningoencefalite for identificada e tratada maiores as chances de se curar e não ter sequelas. A doença engloba sinais tanto da meningite quanto da encefalite.

Sintomas da meningite: 

  • Febre
  • Dor de cabeça
  • Dor e rigidez na nuca

Sintomas da encefalite:

  • Alteração do nível de consciência
  • Alterações do comportamento
Tudo sobre meningite: causas, prevenção e tratamento
Fonte: Blog Bolsa de Mulher



 logotipo



Comentários