Semana Mundial do Brincar

Aliança pela Infância promove mais uma edição da Semana Mundial do Brincar


2014
Com o tema “O brincar que encanta o lugar”, a Semana acontece de 22 a 28 de maio e promete mobilizar mais de 200 mil pessoas – entre adultos e crianças – em atividades por todo país. Promovida pela Aliança pela Infância e com o engajamento de seus 32 núcleos, o evento acontece desde 2009 com o objetivo de disseminar a importância da prática do brincar livre e, sobretudo, criar oportunidades para que as crianças possam viver seu tempo. O tempo da infância.
A Semana está atrelada ao Dia Mundial do Brincar, celebrado em 28 de maio, com uma grande mobilização social de voluntários, poder público e outros atores relacionados ao campo da infância em todo o Brasil. Neste ano, o evento deve contar novamente com uma programação diversificada nos núcleos da Aliança pela Infância e demais parceiros da iniciativa, como o Sesc, organizações sociais, escolas e prefeituras, entre outros.
As atividades promovidas variam de acordo com a localidade e os parceiros envolvidos. Em geral, são brincadeiras em espaço aberto, com música, arte, teatro, dança, circo, leitura, contação de histórias, manifestações culturais tradicionais e outras ações livres que trazem ludicidade aos lugares mais diversos. Estamos falando, especialmente, do brincar livre, com brinquedos não estruturados, em que as crianças encantam o lugar com suas brincadeiras.
O tema escolhido para as atividades de 2016 que evidenciar ainda mais essa possibilidade e pretende cativar também o público adulto. A ideia é que família, educadores e adultos em geral mantenham e nunca percam o encantamento de seu olhar sobre a infância, que estimulem e sejam parte, quando necessário, do espaço e tempo para a criança brincar. As atividades da Semana são pensadas para que os pequenos – e os adultos – possam, com sua criatividade e imaginação, encantar ruas, praças, casas e escolas.
No fim, toda a mobilização da Semana acontece para mostrar que o brincar é uma condição essencial para a criança e, claro, seja algo presente em suas vidas. Por meio do brincar, ela pode desenvolver capacidades importantes como a atenção, a memória, a imitação, a imaginação, entre tantas outras. Ao brincar, as crianças exploram e refletem sobre a realidade e a cultura na qual estão inseridas, interiorizando-as e, ao mesmo tempo, questionando as regras e papéis sociais.

Sobre a Aliança

A Aliança pela Infância é um movimento, que atua em rede, com seus núcleos e com a sociedade civil organizada, cujo compromisso é inspirar, articular, sensibilizar e mobilizar as pessoas em torno das causas da infância.
Na Semana Mundial do Brincar seu papel é de articular parcerias, pautar as discussões e atividades e dar estímulos conceituais e de conteúdo para que organizações, gestão pública e pessoas possam desenvolver atividades de brincar em todo o Brasil nesse período, de modo que estas se tornem também mais frequentes ao longo do ano.
Para saber mais clique aqui e acesse a publicação “Semana Mundial do Brincar – Uma mobilização pelo tempo da infância”.