CARTILHA DO ICESP ORIENTA PESSOAS COM CÂNCER A COMER MELHOR

Sopa de grão de bico, flan de laranja e espumante de maçã com hortelã são algumas das deliciosas receitas da cartilha criada pelo Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo) para pacientes em tratamento do câncer.
O cardápio montado pelo Instituto, em parceria com a Secretaria da Saúde, tem o objetivo de ajudar os pacientes a driblar os sintomas do tratamento contra o câncer na hora da refeição.
A cartilha traz uma série de receitas para ajudar o paciente e aliviar os sintomas desagradáveis do tratamento, diminuindo as alterações no organismo. Acesse o material em pdf e aprenda a preparar os pratos saudáveis.
Orientação por telefone
O Icesp também criou um serviço telefônico 24h, inédito no SUS, para facilitar o acesso de seus pacientes ao nutricionista e evitar interrupções ou atrasos no tratamento. O Alô, Nutrição foi criado porque muitos apresentam dúvidas em relação à alimentação e precisam de um retorno rápido. Metade das ligações está relacionada ao tipo de alimento adequado ao tratamento, e para orientações sobre alimentação via sonda. A equipe de nutrição fica disponível 24 horas por dia. Veja, abaixo, uma das receitas da cartilha do Icesp:
Almôndega de aveia
Ingredientes:
1 xícara (chá) de aveia em flocos
1 litro de água
½ xícara (chá) de manjericão fresco picado
½ xícara (chá) de farinha de trigo
½ xícara (chá) de cebolinha picada
½ xícara (chá) de farinha de rosca
1 xícara (chá) de salsinha picada
1 xícara (chá) de cenoura ralada
2 ovos batidos
½ colher (chá) de sal
Margarina para untar
Modo de preparo:
Cozinhe a aveia na água até os grãos ficarem macios.
Coe e reserve.
Em uma travessa misture a aveia coada e os demais ingredientes.
Modele em formato de almôndegas, coloque-as em uma assadeira untada com
margarina e asse a 180° por 20 minutos.
Rendimento: 11 porções de 50g
Calorias: 86 kcal por porção