Benefícios do Yoga durante o tratamento

O que é Yoga? com uma primeira visão sobre a prática do Yoga. No post de hoje, indico mais detalhadamente 4 maneiras que o Yoga pode ser útil para quem está fazendo quimioterapia.


Embora não seja uma cura para o câncer, o Yoga trouxe-me uma paz que eu pensava ter perdido para sempre após receber o diagnóstico. Senti os benefícios em três aspectos – físico, psicológico e espiritual. No físico, o Yoga me deu mais energia. No psicológico, em cada aula eu sempre me senti compreendida e acolhida pela minha instrutora de Yoga (obrigada, Bárbara!). No espiritual, o Yoga me proporcionou um momento para refletir e me voltar pra dentro.


Para a minha instrutora de Yoga da Casa Leela (Porto Alegre/RS), Bárbara Hocsman, a depender da situação da pessoa, algumas posturas, meditação, técnicas de respiração e a própria filosofia do Yoga podem contribuir para relaxar o corpo e acalmar a mente durante a quimioterapia.
Calma é um super poder.
Para aqueles fazendo quimio e radioterapia, o Yoga fornece um meio para fortalecer o corpo, aumentar o sistema imunológico, e produzir sensação de bem-estar. Para aqueles recuperando-se de uma cirurgia, como do câncer de mama, o Yoga pode ajudar a restaurar o movimento e a flexibilidade de uma forma suave e equilibrada. O Yoga, juntamente com ameditação, pode aliviar depressão, ansiedade e insônia para ajudar os pacientes a tornam-se emocionalmente aptos novamente.
Abaixo seguem alguns exemplos de como o Yoga podem ajudar quem está em tratamento. Mas atenção: as práticas de posturas e respiração podem ter efeitos poderosos sobre o corpo – por isso, devem ser aprendidas com um instrutor de Yoga qualificado.Além disso, antes de começar a praticar, converse com seu médico a respeito. Se você tem um cateter, informe seu instrutor de Yoga – deve-se evitar exercícios que coloquem muita pressão na região.
.
1. PRÁTICA DE POSTURAS
As asanas são posturas corporais inspiradas em animais (ex. cachorro, cobra, coelho…),guerreiros ou na natureza (ex. montanha, árvore) que tem efeitos psico-físicos. Isso quer dizer que, os estímulos físicos gerados pela prática da postura do guerreiro, por exemplo, passam ao praticante as características psicológicas do guerreiro como força e coragem.
Postura do guerreiro II
Ao contrário do que muita gente pensa, nem todas as posturas de Yoga são mega complicadas e difíceis – existem várias super simples de executar, mas que reverberam um efeito poderoso! Algumas das asanas sugeridas para pessoas em tratamento quimioterápico são:
Postura da criança – também pode ser feita com os braços ao longo do corpo e uma das orelhas apoiadas no chão.

Postura de torção da coluna sentada – pode ser feita com uma perna esticada…
… ou dobrada.

Postura do peixe.

Postura com as pernas apoiadas na parede.

Postura de relaxamento profundo.

2. PRÁTICAS CONTEMPLATIVAS 
Há três práticas contemplativas do Yoga que podem ser muito benéficas durante a quimio:meditação, visualização e repetição de mantras.

MEDITAÇÃO
As pessoas que estão enfrentando o câncer geralmente são bombardeados cominformações assustadoras e, algumas vezes, contraditórias; submetidos a procedimentos invasivos e dolorosos, bem como ao atendimento por profissionais nem sempre com muita compaixão. É normal ficar estressado.

Quando se está perturbado mentalmente, pode ser difícil tomar decisões importantes do tratamento ou relacionar-se de maneira agradável com familiares e amigos. A meditação é uma ferramenta para o paciente conseguir deixar de lado preocupações constantes, comuns durante o diagnóstico e o tratamento.
Pensar obsessivamente em problemas leva a pensamentos negativos e à infelicidade

As formas mais simples de meditação incluem permanecer fisicamente em silêncio e direcionar a atenção para um objeto. Pode-se, por exemplo, prestar atenção nas sensações no corpo ou no ritmo da respiração.
Ame quem você é.
Praticar a meditação sentada pode ajudar a ancorar seus pensamentos de medo e ansiedade, especialmente durante a tempestade inicial de diagnóstico antes do tratamento começar.

VISUALIZAÇÃO

É a capacidade de “ver” na sua tela mental uma cena, ou de elaborar um cenário mental a partir dos sentidos internos. O objetivo da visualização é programar seu ser nas camadas mais sutis e obter modificações que vão lhe aproximar de suas metas, a curto ou a longo prazo. A linguagem que nossa inteligência profunda entende é o símbolo ou a imagem, os quais devem ser carregados de emoção. A emoção é necessária para que as células sejam ‘ativadas’ pelo nosso recado.
Uma visualização possível de se fazer durante a quimioterapia é a seguinte:
.
Imagine um cenário como esse: imagine-se na frente de seu médico e que ele fala para você que você está apresentando todos os sinais de cura. Faça com que essa cena seja mais autêntica, e sinta a alegria do seu médico e a sua alegria, e a alegria das pessoas que te amam profundamente. Faça com que essa emoção tenha tempo de impregnar todos os níveis do seu ser: física e psicologicamente. Viva esta emoção!
.
A visualização permite que você use a sua imaginação, a fim de desencadear a formação e propagação de positividade a sua mente, corpo e alma. É uma ferramenta para expulsar pensamentos negativos da sua mente.


REPETIÇÃO DE MANTRAS
Um mantra é um som sagrado ou frase que tem um efeito transformador sobre a mente do indivíduo que o está recitando. Geralmente o mantra om é cantado no início e no fim de uma prática de Yoga. É um canto simples e cria uma sensação de sincronização quando realizado em uma aula de Yoga com várias pessoas.

.
3. TÉCNICAS DE RESPIRAÇÃO
Usar a respiração para liberar a tensão e a ansiedade é uma ferramenta muito eficaz, mas desconhecida de muitas pessoas. A eficácia das técnicas de respiração do Yoga é devida especialmente à sua enorme capacidade de adaptação: elas são fáceis de aprender, não custam nada e podem ser feitas em qualquer lugar, a qualquer hora – em leitos hospitalares; em salas de tratamento; durante longos e ansiosos períodos de espera por resultados de exames, consultas médicas e procedimentos cirúrgicos – por pessoas doentes ou não.
Respire fundo, garota!

Além disso, as técnicas de respiração dão aos pacientes a sensação de participar ativamente de seu tratamento. Pacientes com câncer estão tão acostumados a ter as coisas feitas para eles e para eles o tempo todo. É muito estimulante ter algo que o paciente possa fazer por si mesmo.
Crie sua própria realidade.
Quando se está com medo, prende-se a respiração ou passa-se a respirar superficial ou irregularmente. Para dissolver o estresse, pode-se praticar técnicas de respiração, tais como a respiração abdominal, respiração profunda, fole de respiração (com exalações abdominais fortes), e respiração das narinas alternadas.
.
4. FILOSOFIA 
A filosofia prática do Yoga pode auxiliar especialmente de duas maneiras: com dicas de autocuidado e ensinamentos espirituais.


DICAS DE AUTOCUIDADO 
* Aplicar ensinamentos da Ayurveda, tais como o preparo de alimentos com o uso de temperos (ex. pimenta preta, canela, cardamomo, coentro, cominho, gengibre, cúrcuma);
* Criar de ambiente propício ao relaxamento: luz baixa, velas, travesseirinho para relaxamento dos olhos;
* Criar um clima propício para adormecer mais facilmente, com luz baixa, usar spray de lavanda (cheirinho bom pra acalmar!), usar protetor de olhos para dormir, preparar o lugar para não ser perturbado por barulhos ou conversas.
Seja gentil com você mesmo!!!


ENSINAMENTOS ESPIRITUAIS

"O Yoga nos leva até o momento presente, o único lugar onde a vida existe."
“O Yoga nos leva até o momento presente – o único lugar onde a vida existe.”

Os ensinamento espirituais do Yoga ajudam o paciente a encarar a doença com menos sofrimento e aproveitar a vida no momento presente. O Yoga é um caminho para que uma pessoa enfrentando o câncer, ao invés de “fugir” do seu corpo ameaçado, escolha conectar-se mais fortemente consigo mesmo e comece a experimentar um auto empoderamento e uma sensação de bem-estar.

Abaixo seguem alguns dos ensinamentos que proporcionam alívio:

– Nosso corpo é somente matéria, somos seres espirituais;
– Sim, eu tenho câncer, e neste momento, muito provavelmente estou bem;
– A vida é curta, com momentos bons e ruins. O tempo voa, mas cada momento é precioso. É por isso que se pratica Yoga: para conectar-se ao momento presente;
– Equilíbrio não é algo que você encontra, e sim algo que você cria diariamente;
– O silêncio tem um grande poder de cura;
– Você não é a sua profissão ou outros papéis que desempenha na sociedade. Você é muito maior do que isso.

Você é mais corajoso do que acredita, mais forte do que parece e mais esperto do que imagina.

E aí, o que você achou deste post? Você esta fazendo quimio e pratica Yoga? Tem vontade de começar a praticar?
Aqui no Além do Cabelo a gente acha que as melhores conversas acontecem depois da publicação dos posts e nos divertimos bastante com os comentários. Então, por favor, escreva aí embaixo!

Até o próximo post!
Beijos,

Comentários