Silêncio: um inimigo do câncer de próstata

Share Button
shutterstock_76860586
Um grande estudo sobre o câncer de próstata revelou algo preocupante: 47% dos afetados ignoram sintomas.  Se quando descoberto no inÍcio as chances de sucesso no tratamento são de quase 90%, as perspectivas podem não ser tão otimistas quando a doença é descoberta em casos avançados. O estudo em questão, realizado pela Coalizão Internacional de Câncer de Próstata,  recrutou 900 pacientes e 360 cuidadores de 10 países.
Sendo a segunda neoplasia mais frequente em homens, a fase mais perigosa é a metástase. Justamente por isso é tão fundamental que a doença seja descoberta no início. Uma dificuldade, entretanto, é que os sintomas são inespecíficos. Mas, dentre eles, vale destacar o cansaço, dor em áreas específicas, dores generalizadas, fraqueza, dificuldade de dormir e outros possíveis problemas como incontinência urinária. Médicos relatam que a dor é o principal marcador biológico do câncer de próstata.
Agravando a situação, muitos homens encaram os sintomas como algo que deve ser suportado e algo decorrente da idade ou de outras doenças. Assim, 39% dos afetados costumam aguentar os sinais entre 7 a 12 meses sem relatar aos médicos.
Via: El Pais

Comentários