MORADORES DE RUA FAZEM EXAME DE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE PROSTATA


Durante o dia de atendimento, a equipe do Hospital das Clínicas, referência em Urologia no Espírito Santo, realizou 30 exames no abrigo. O morador Antônio Mello fez o exame pela primeira vez, e destacou a importância do cuidado com a saúde.
“É a primeira vez que eu faço, eu acho importante fazer porque isso está matando as pessoas no Brasil e é bom a pessoa se cuidar, não adianta ter vergonha”, disse.
O recado de Antônio foi para os homens que, por preconceito ao exame de toque, necessário para a detecção do câncer de próstata, se recusam a realizar o exame.
O morador Aldemar Cunha, de 67 anos, é um dos homens em situação de rua que se recusou a realizar o exame no abrigo por causa do preconceito. “Eu vou morrer um dia, vai chegar a minha hora”, disse.
O morador Luiz Alves da Guia fez questão de fazer o exame. O pai dele morreu de câncer de próstata e por isso ele sabe a importância da prevenção. “Eu me cuido, já fiz uma vez, agora surgiu essa oportunidade e eu estou já na fila”, contou.
Todos os homens atendidos também receberam informação sobre a importância da higiene íntima para evitar o câncer. Só neste ano, 20 homens foram atendidos no Hospital das Clínicas de Vitóriax (Hucam) por causa desse tipo de câncer. Dois morreram semana passada.
“O costume da higienização é importante, às vezes essas pessoas carentes não têm esse tipo de higienização, são um pouco mais promíscuas e o câncer de pênis aparece com mais facilidade”, disse o médico Márcio Lamy, chefe do setor de urologia do Hucam.
No Centro de Referência, os moradores de rua recebem todo o apoio para manter a higiene em dia. “Eles recebem kit higiene pra banho, escovação de dente, toalha, xampu, condicionador, e aqui eles também podem lavar as roupas, recebem sabão em pó e cloro”, explicou Mauro Motta, coordenador do Centro POP.
Fonte: G1

Comentários