FÓRUM DISCUTE A IMPORTÂNCIA DE AÇÕES VOLTADAS PARA A SAÚDE DO HOMEM SBU defende em Fórum importância de ações voltadas para a saúde do homem

materia_1VIII Fórum de Políticas Públicas e Saúde do Homem foi realizado na Câmara dos Deputados
A Sociedade Brasileira de Urologia participou, no dia 17 de novembro, Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, do VIII Fórum de Políticas Públicas e Saúde do Homem. Iniciativa do deputado Dr. Jorge Silva (PROS-ES), o encontro foi realizado na Câmara dos Deputados e contou com a participação do chefe do Escritório da SBU em Brasília, Dr. Romulo Marocollo, que falou sobre rastreamento oportunístico do câncer de próstata e as recomendações atuais.
Participaram ainda do Fórum: a deputada Carmen Zanotto (PPS-SC); Luciana Holtz, presidente da Oncoguia; Luiz César Nazário Scala, diretor de Relações Governamentais e representante da Sociedade Brasileira de Cardiologia; Carmita Abdo, representante da Sociedade Brasileira de Psiquiatria; Angelita Elisabete Hermann, coordenadora da Área Técnica de Atenção à Saúde do Homem do Ministério da Saúde; Sandro Martins, chefe da Oncologia do Hospital das Forças Armadas.
Para o deputado Dr. Jorge Silva, o Fórum é importante para incentivar o homem a cuidar da saúde. “Essa é uma oportunidade de motivar a população masculina, que tem essa dificuldade até cultural de cuidar da sua saúde”, lembrou.
O Dr. Romulo Marocollo ressaltou que o Novembro Azul dá grande visibilidade à saúde do homem. “Embora focado inicialmente na saúde da próstata, o movimento é um importante espaço para divulgar a saúde do homem. O Outubro Rosa, cujo foco inicial era câncer de mama e colo uterino, hoje fala muito da saúde da mulher. É o que pretendemos que aconteça com o Novembro Azul”, afirmou.
O chefe do Escritório da SBU em Brasília também lembrou que o grande desafio no momento é garantir que o homem tenha acesso para cuidar da sua saúde. “Se ele já tendo alguma dificuldade pregressa ainda encontrar barreiras institucionais quase que intransponíveis, não conseguiremos fazer nada. Nesse sentido o Novembro Azul vem para somar. Acreditamos que o Ministério da Saúde, esta Casa, a Sociedade Brasileira de Urologia e todas as Sociedades de especialidades médicas relacionadas à área de saúde do homem podem ajudar a contribuir, construir e efetivar a política nacional de atenção integral à saúde do homem”, finalizou.
Assista ao Fórum na íntegra: http://bit.ly/viiiforumsaudedohomem
Fonte: Sociedade Brasileira de Urologia.

Comentários