Quatro em cada dez mulheres não faz mamografia anualmente



Fonte: life script


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, nesta sexta-feira (21), a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), feita em 2013. O estudo revelou que 40% das mulheres entre 50 e 69 anos não fizeram a mamografia, exame que é fundamental no diagnóstico do câncer de mama.


Os principais motivos para não realizar a mamografia são a falta de informação e dificuldades com de acesso ao exame. A pesquisa apurou que 27,2% das entrevistadas não acreditavam que o exame era necessário, 15,6% não conseguiram marcar o exame e 4,1% afirmam que o tempo de espera para realização da mamografia é muito grande.


Quando a análise é separada por regiões do Brasil, nota-se que os piores índices ficam com norte, 38,7% das mulheres fizeram o exame, e nordeste, 47,9%. O Sudeste é a região onde mais mulheres fazem a mamografia (67,9%) seguida na região Sul (64,5%) e Centro-Oeste (55,6%).


Cinquenta e sete mil brasileiras são diagnosticadas com câncer de mama por ano, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). A doença é uma das principais causas de morte por câncer em mulheres. A mamografia consegue descobrir pequenos tumores ou nódulos em estágio inicial e, se o câncer for detectado logo cedo, a chance de cura é de 98%.

Veja a matéria do Jornal Hoje

Câncer de Colo de Útero

Cerca de 80% das brasileiras entre 25 e 64 anos fizeram o exame Papanicolau nos três anos anteriores à pesquisa. Os maiores percentuais estão nas regiões Sul (83%), Sudeste (81,1%) e Centro-Oeste (80,9%), que apresentaram percentuais acima da média nacional. No Norte a taxa foi 75,5% e no Nordeste 75,1%. No grupo que nunca fez o exame, 45,6% declararam não achar necessário, 20,7% nunca haviam sido orientadas para fazer o Papanicolau e 9,7% declararam ter vergonha de fazê-lo.


Comentários