Os Vilões


Por uma vida melhor
No que diz respeito ao excesso de carboidratos, a maior preocupação dos especialistas é a obesidade. Alimentos muito energéticos, como biscoitos, massas, bebidas açucaradas e todo tipo de fast-food favorecem o ganho de peso, que por sua vez aumenta o risco de câncer. Isso porque o tecido gorduroso também funciona como uma glândula, e o excesso de gordura corporal estimula a produção de certos hormônios e processos inflamatórios que podem dar origem a tumores. Nesse caso se encaixa uma parte significativa dos tumores de mama, que são hormoniodependentes, explica Gomes.
Outro alimento que aparece como vilão entre os fatores de risco para o câncer é a carne vermelha, principalmente a processada e salgada (embutidos e defumados), porque contém nitritos e nitratos, que podem dar origem a compostos com potencial cancerígeno. (Além disso, o sal em excesso pode causar danos às mucosas.).

“A carne deve ser considerada apenas como uma guarnição, e não a parte central da dieta de uma pessoa”, disse John Potter, chefe da equipe responsável do Fundo Mundial para Pesquisa em Câncer. Segundo o nutricionista do Inca, o ideal é limitar o consumo a no máximo 500 gramas por semana, o equivalente a três bifes. E a forma de preparar a carne também é importante. “Melhor se for cozida ou ensopada, em vez de assada ou frita”, diz. O churrasco deve ser evitado, porque o carvão e a fumaça contêm alcatrão, por exemplo, entre outras substâncias que aumentam o risco de câncer.

Comentários