Nutricionista das famosas ensina a substituir açúcar por mel para ter uma vida saudável

açúcar é um dos principais ingredientes de várias receitas deliciosas, não é verdade? Quem não ama degustar um delicioso brigadeiro ou até mesmo tomar um cafezinho com açúcar? Mas o grande problema que está ocorrendo nos últimos anos é o alto consumo de alimentos açucarados, o que pode levar a vários problemas de saúde, como o sobrepeso e a temida diabetes.
Os alimentos ricos em açúcar têm um elevado índice glicêmico e o consumo exagerado deles pode provocar a elevação dos níveis de glicose na circulação sanguínea causando picos de hiperglicemia, que leva à diabetes.
Deu para perceber o quanto o consumo excessivo do açúcar pode prejudicar sua saúde? Mas não dá para simplesmente deixar de adoçar a vida, não é? Por isso, recomendo o mel que, além de dar um sabor especial aos alimentos é uma ótima opção de substituição ao açúcar. O mel faz bem para a saúde e traz ao organismo uma série de benefícios. Sabendo disso, que tal substituir o açúcar pelo mel?

Benefícios do mel 


O mel traz uma série de benefícios à saúde, além de ser saboroso
O mel é rico em antioxidantes que atuam na inibição dos radicais livres, contribuindo para a prevenção de doenças associadas ao envelhecimento, além de diminuir o risco de doenças cardiovasculares e o aparecimento de câncer. Também é um composto com baixo índice glicêmico quando comparado ao açúcar.
Possui propriedades terapêuticas devido às suas ações antibacteriana, antibiótica, anticárie, anti-inflamatória, antimicrobiana, energética, imunoestimulante e cicatrizante. Ele ajuda a fazer uma limpeza no seu organismo e contribui para a saúde da pele.
Mesmo com tantos benefícios não podemos abusar do mel. É recomendado, consumir mel em quantidade equivalente a cerca de 5% do total de calorias ingeridas ao dia, o que pode variar entre uma colher de chá, cerca de 10 gramas, a uma colher de sopa, 25 gramas.
Com tantos benefícios assim, que tal incluir o mel no seu cardápio a partir de hoje? Aproveite essa dica!

Andréa Santa Rosa Garcia é nutricionista com foco em Nutrição Funcional, que tem como base não apenas a contagem de calorias, mas o que o corpo realmente precisa. Criadora do programa online Vida Funcional, Andrea é ainda membro do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional e do Institute for Functional Medicine (EUA), além de ser pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional, em Fisioterapia Clínica Funcional e Nutrição Ortomolecular. 
Nutricionista de famosas como Juliana Paes, Cléo Pires, Sabrina Sato, Fiorella Mattheis e Angélica, Andrea é casada com o ator Márcio Garcia, com quem tem quatro filhos.

Comentários