Hipercolesterolemia Familiar atinge 1 milhão de pessoas no Brasil

Quando diagnosticada, os familiares do paciente têm 50% de chance de ter HF

or Vanessa Silva - Publicado 10/06/2015 - Atualizado 10/06/2015
Hipercolesterolemia Familiar atinge 1 milhão de pessoas no Brasil
A Hipercolesterolemia Familiar não tem cura, mas tem controle e tratamento, que permite o paciente levar uma vida normal
O Instituto Lado a Lado pela Vida esteve presente no 1º Encontro de Pacientes Portadores de Hipercolesterolemia Familiar (HF), que aconteceu em São Paulo, no último dia 6 de junho. O tema foi bastante discutido também durante o 36º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP).
O evento para pacientes reuniu além dos pacientes, portadores da HF, médicos cardiologistas, especialistas em Hipercolesterolemia Familiar, que é uma doença hereditária, que causa altos níveis de colesterol. No Brasil, estima-se que 1 milhão de pessoas sejam pacientes da HF.
Entre os principais sintomas da doença, destacam-se o histórico familiar de infarto precoce, níveis elevador de LDL: adultos com mais de 190mg/dL e crianças e jovens com mais de 160mg/dL, xantomas, que são os tendões inchados nos calcanhares e também nas mãos.
O cardiologista Dr. Raul Santos, Diretor da Unidade Clínica de Lípides do InCor, destacou que o rastreamento da doença em pessoas com histórico familiar deve ser feito a partir dos 2 anos de idade. “Isso não quer dizer que a criança já vai começar a ser medicada, mas o diagnóstico deve ser feito precocemente e então, quando há casos na família, a idade ideal para investigar a HF é 2 anos. Para que não tem histórico, o rastreamento deve começar aos 10 anos de idade”, orienta.
Quando o paciente descobre a doença por outro motivo que não seja o histórico familiar, é preciso fazer o rastreamento nos demais familiares e estes têm 50% de chance de ter HF.
A Hipercolesterolemia Familiar não tem cura, mas tem controle e tratamento, que permite o paciente levar uma vida normal. “A única forma de controlar a HF com sucesso é não abrir mão de tomar a medicação corretamente”, destaca Raul.
O Encontro de Pacientes foi organizado pela Associação Hipercolesterolemia Familiar (AHF), que tem como presidente André Luis Pereira, paciente da HF, que já sofreu dois infartos antes dos 50 anos de idade. Na ocasião, o presidente anunciou que o dia 21 de maio, data de aniversário da AHF, faz parte do calendário de datas comemorativas como o Dia de Conscientização da Hipercolesterolemia Familiar. A iniciativa aconteceu por meio da Deputada Federal Ana Alice Fernandes.

Comentários