Câncer no Brasil pode aumentar em 70% até 2030

Alerta foi feito pelo Banco Mundial, que atribuiu o aumento da doença às mudanças de hábitos das populações dos países em desenvolvimento
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
De acordo com especialistas, o Brasil vive hoje um momento denominado de transição epidemiológica, ou seja, uma mudança nos tipos de doenças mais frequentes existentes no país. Antes, predominavam as doenças infecciosas, mas com o desenvolvimento econômico e social e a consequente mudança no estilo de vida, tornaram-se mais frequentes males como o câncer, diabetes e hipertensão.
Diante disso, um alerta emitido pelo Banco Mundial preocupou países em desenvolvimento, como o Brasil. De acordo com a instituição, a incidência de câncer aumentará em 70% até 2030, se não forem tomadas medidas fortes e globais para enfrentar a doença. “Só 60% da população tem acesso integral à radioterapia”, destaca o diretor do Instituto Nacional de Câncer (Inca), Luiz Antônio Santini. “O país está trabalhando para ampliar esse atendimento e incorporar à rede pública medicamentos modernos ao tratamento do câncer de mama, mas ainda precisamos de mais investimentos”, acrescentou. O orçamento público para atendimento quadruplicou desde 2003, chegando a 2,1 bilhões de reais em 2012.
O Banco Mundial recentemente passou a financiar projetos no Brasil e pesquisas sobre câncer. A ideia é entender melhor as dificuldades enfrentadas pelos pacientes mais pobres e ampliar a rede de prevenção, diagnóstico e tratamento.

Comentários