Resultados de Exames


Esta postagem dá um ideia do resultado de exames (UltrassonografiaMamografiaRessonância...):


  • Bi-Rads
  • Mama Densa
  • Cisto
  • Nódulo
  • Calcificações
  • Tumor
  • Linfonodo

Obs.: As informações aqui contidas analisam individualmente cada possível elemento de um exame e não representam um diagnóstico. É indispensável que os resultados dos exames sejam analisados por um médico, o qual a partir de uma combinação de fatores poderá dar o diagnóstico adequado.





Mama Densa
Indica que a mama em questão tem pouca gordura. Muitas vezes isso dificulta a visualização em alguns exames como mamografia dando-se preferência ao uso daultrassonografia neste caso.

Cisto
·  É uma alteração benigna. Normalmente oval que pode aparecer em exames de imagem como ultrassonografia,mamografia e ressonância magnética.
·  Geralmente é composto por líquidos;
· Às vezes precisa ser drenado porpunção (PAAF);
·  Pode desaparecer sozinho.

Nódulo
  • É uma formação sólida (naturalmente oval) que pode aparecer em exames de imagem como ultrassonografia,mamografia ou ressonância magnética;
  • Geralmente benigna, mas também pode ser maligna, precisando de Punção PAAF ouCore para confirmação;
  • Normalmente tem mais de 1 cm de diâmetro e tem contorno bem delimitado.

 Calcificações
·   Calcificação vem de cálcio, presente no leite, que por alguma alteração a mama pode passar a produzir em quantidade maior que o normal mesmo que a pessoa não tenha secreção saindo pelo mamilo. Geralmente esse cálcio é reabsorvido, mas quando se acumula em algumas regiões indicam que nessa região possivelmente há um nódulo, cisto, cicatriz ou tumor.
· De acordo com o “desenho” que as microcalcificações formarem namamografia, pode indicar uma suspeita de malignidade ou não, precisando ser confirmada por umapunção PAAF ou Core.




Tumor
  • Tumor é um termo genérico que indica um aumento anormal de uma parte ou da totalidade de um tecido.
  • Esta proliferação pode ser benigna ou maligna. Para confirmação se faz necessária uma biopsia através de punção PAAF ou Core.
  • Pode aparecer em exames de imagem como Ultrassonografia,Mamografia e Ressonância Magnética.





Linfonodo
  • Linfonodo é o mesmo que íngua, que fazem parte do sistema de defesa do organismo.
  • Um aumento no tamanho do linfonodo pode fazer com que ele fique visível em exames.
  • Esse aumento acontece quando o nosso corpo precisa se proteger de agentes agressores, como simples bactérias ou até mesmo câncer. Por exemplo, um corte na mão pode provocar o aparecimento de uma íngua na região axilar. Pode ser visualizado em exames como ultrassonografia e ressonância magnética.




Carcinoma

Esse é um resultado que geralmente é obtido nos exames de Punção (PAAF),Core BiopsyMamotomia, entre outros. Infelizmente um carcinoma é um câncer. Mas vale a pena não se desesperar nessa hora, pois toda a linha de tratamento vai depender de vários outros fatores.



BI-RADS
Quase todos os exames que fazemos (UltrassonografiaMamografia,Ressonância Magnética, entre outros) vem com a classificação Bi-Rads que indica o grau de malignidade ou de suspeita de malignidade dos achados do exame. As categorias de avaliação do BI-RADS são:

·   BI-RADS zero: É necessário realizar nova mamografia para maiores esclarecimentos;
·   BI-RADS 1: Normal, sem alterações nas duas mamas;
· BI-RADS 2: Presença de cisto benigno, fibroadenoma, calcificação, lipoma ou hamartomas;
·  BI-RADS 3: Alteração provavelmente benigna na mama, devendo a mamografia ser repetida após 6, 12 e 24 meses. A incidência de tumor maligno nesta classificação é de apenas 2%;
·   BI-RADS 4: Lesão suspeita. Deve ser classificada ainda como:
o  BI-RADS 4A: Lesões que necessitam de intervenção, como, por exemplo, um cisto ou abscesso mamário que necessita ser aspirado. Após aspiração deve-se realizar a biópsia do conteúdo para verificar possível malignidade;
o  BI-RADS 4 B: Lesão suspeita, que necessita de exames complementares para maior esclarecimento, como a histopatologia (Punção) e o ultrassom mamário;
o  BI-RADS 4 C: Lesão suspeita, mas não clássica de câncer de mama, embora seja provável que o seja;
· BI-RADS 5: Lesões compatíveis com o câncer de mama, deve-se realizar maior investigação;
· BI-RADS 6: Diagnóstico fechado de câncer de mama quando a biópsia também o comprova.
Fonte: Tua Saúde

Comentários

  1. Amei sua explicação... obrigada por me deixar participar deste seu momento. Abraços iluminados...

    ResponderExcluir

Postar um comentário