Alimentação Preventiva



Sabemos que a alimentação está diretamente 
relacionada com o desenvolvimento de câncer.

O site do INCA descreve tudo o que se pode, o que se deve evitar e o porquê.


Em resumo:

Alimentos que contêm níveis significativos de agentes cancerígenos (câncer de estômago):Conservantes de alguns tipos de alimentos, como picles, salsichas e outros embutidos e alguns tipos de enlatados.

Interessante: Odefumados echurrascos são impregnados pelo alcatrão proveniente da fumaça do carvão, o mesmo encontrado na fumaça do cigarro e que tem ação carcinogênica conhecida. 


Devem ser evitados ou ingeridos com moderação: alimentos ricos em gorduras, tais como carnes vermelhas, frituras, molhos com maionese, leite integral e derivados, bacon, presuntos, salsichas, linguiças, mortadelas, dentre outros.

Perigo de câncer de estômagoOs alimentos preservados em sal, como carne-de-sol, charque e peixes salgados. A Organização Mundial da Saúde recomenda o consumo de até 5g de sal ou 2g de sódio por dia.

Métodos de cozimento que usam baixas temperaturas são escolhas mais saudáveis, como vapor, fervura, pochê, ensopado, guisado, cozido ou assado.


Fibras: sem a ingestão de fibras, o ritmo intestinal desacelera, favorecendo uma exposição mais demorada da mucosa aos agentes cancerígenos encontrados no conteúdo intestinal.


Em relação a cânceres de mama e próstata, a ingestão de gordura pode alterar os níveis de hormônio no sangue, aumentando o risco da doença.

Atenção especial deve ser dada aos grãos e cereais. Se armazenados em locais inadequados e úmidos, esses alimentos podem ser contaminados pelo fungo Aspergillus flavus, o qual produz a aflatoxina, substância cancerígena. Essa toxina está relacionada ao desenvolvimento de câncer de fígado.

Comentários