Se você costuma levantar a noite para urinar fique atenta: isso pode ser um sinal de que há algo errado com o organismo. "Não é um processo fisiológico ou natural a mulher precisar levantar-se durante a noite para urinar. Quando isso começa a acontecer, mesmo que com pouca frequência, é importante investigar para que o problema não se agrave", alerta a ginecologista e obstetra Dra. Milca Cezar Chade, da Clínica Chade.
Leia também:
Seu xixi está saudável? Cor, odor e ardência podem indicar infecções e inflamações
Infecção urinária: como tratar e prevenir
Conheça o HPV e saiba como se prevenir
Seu xixi está saudável? Cor, odor e ardência podem indicar infecções e inflamações
Infecção urinária: como tratar e prevenir
Conheça o HPV e saiba como se prevenir
THINKSTOCK
THINKSTOCK
Algumas das causas do excesso de vontade de fazer xixi, sobretudo à noite, podem ser perigosas à saúde e por isso exigem atenção. "Algumas doenças sistêmicas podem ser apontadas por esse sintoma, como a diabetes Melittus, infecções urinárias, distúrbio da ‘bexiga caída’ ou mesmo reação ao uso de alguns medicamentos", explica a ginecologista.
Excesso de vontade de urinar tem a ver com o tamanho da bexiga?
A dúvida é comum entre mulheres que têm vontade de urinar com frequência, no entanto é pouco provável que o problema seja causado por esse fator. "A mulher tem mesmo uma bexiga anatomicamente menor que a do homem, mas isso não necessariamente está relacionado a esse fator", ressalta a médica, "no entanto, sintomas como dor supra-púbica e ardência ao urinar indicam problemas com a bexiga e precisam de investigação", completa.
Publicidade
Outro sinal de alerta é quando há vontade de urinar mesmo com a bexiga vazia. Esse sintoma pode indicar infecções e outras patologias. "Vontade, seja frequente ou não, de fazer xixi e não sair nada ao ir ao banheiro também pode indicar problemas no organismo, que podem ter várias origens e, por isso, devem ser investigados caso a caso", diz a Dra. Milca.
THINKSTOCK
THINKSTOCK
Como diminuir e tratar o problema?
Segundo a médica, o tratamento deverá ser realizado de acordo com a causa do problema, que pode ou não estar relacionado diretamente a problemas no trato urinário ou a outras doenças ginecológicas, crônicas ou sistêmicas. "Para diminuir a vontade frequente de ir ao banheiro e não precisar acordar a noite para isso, a principal orientação é urinar a cada duas horas para diminuir equilibrar o volume de líquidos no corpo", pontua.
Fonte: Blog Bolsa de Mulher
Comentários
Postar um comentário