Risco e prevenções para o câncer de próstata

Share Button

alerta novembro
Novembro Azul é o mês dedicado ao combate e prevenção do câncer de próstata. Para manter você informado nessa luta, confira os fatores de riscos e prevenções do câncer de próstata.
Prevenção:
-  Alimentação saudável. Uma alimentação rica e variada é garantia de prevenção para várias doenças. Alguns estudos indicam alimentos específicos como tomate, soja, chá verde, alho, cebola e brócolis, como prevenção desse tipo de câncer.
- Exercícios físicos. A prática também é relacionada com saúde, de modo geral. Mas pesquisas indicam influência direta para redução do risco do câncer de próstata.
- Exame PSA e, em alguns casos, o toque retal, são fundamentais para a prevenção e detecção precoce.

Riscos:
- Idade. Sendo muito raro em homens com menos de 40, as chances aumentam a partir dos 50, e 60% dos casos acometem homens com mais de 65 anos.
- Nacionalidade. Por razões ainda não claras, o câncer de próstata é o mais comum na América do Norte, noroeste da Europa, Austrália e nas ilhas do Caribe. É menos comum na Ásia, África, América Central e América do Sul.
- Raça. Homens de descendência africana são mais propensos a receberem o diagnóstico em estágio avançado.
- Histórico familiar. Ter um parente de primeiro grau com o diagnóstico da doença mais que duplica o riscos de um homem desenvolver esse tipo de câncer.
- Dieta. Estudos sugerem que homens com alimentação desequilibrada tem mais riscos de desenvolver a doença.

Comentários