Para esse ano, a expectativa do INCA – Instituto Nacional do Câncer é de aproximadamente 57 mil novos casos de câncer de mama. Pensando em alternativas que visam a diminuição dos índices de mortalidade pela doença, O Polen, startup que financia iniciativas filantrópicasatravés do consumo pela web, une mais uma vez usuários, empresas das mais diversas áreas de atuação e o terceiro setor ao realizar a segunda edição da campanha Outubro Rosa – Polinizando o Bem. A iniciativa tem como objetivo central chamar a atenção da sociedade e arrecadar doações em benefício de ações de promoção de acesso a diagnóstico precoce e tratamento adequando do câncer de mama.
Para juntar-se a esse time do bem, a startup buscou inicialmente unir dois grandes polos: empresas das mais variadas áreas de atuação geridas por mulheres e grandes instituições que fomentam o tema e realizam durante o ano todo trabalhos sérios e reconhecidos de apoio a causa. “Nessa edição, procuramos ONGs que têm como temas centrais o combate à mortalidade por câncer de mama e o auxílio a mulheres que necessitam de ajuda. E claro, grandes empreendedoras que, assim como nós, também enxergam que iniciativas como essa merecem apoio e são de grande importância não só para outras mulheres como para a sociedade”, afirma Renata Chemin, criadora do O Polen.
O “mágico” desse ato é o usuário que, sem nenhum custo, transforma toda ou parte de alguma compra realizada em uma das empresas parceiras ou uma foto tirada com o appdesenvolvido pelo O Polen, em doação direta para instituições que apoiam a causa.
Como funciona?
Na prática, a mobilização aposta num sistema que, sem nenhum custo para o usuário, transforma todo ou parte do montante de alguma compra (realizada em uma das empresas parceiras) ou uma foto tirada com o app da campanha em doação direta para instituições que apoiam a causa.
Ao baixar o app do O Polen, disponível para smartphones e tablets de sistema Android, basta optar por uma das campanhas disponíveis e tirar uma foto. A partir daí os próximos passos são escolher dentre as opções de molduras onde estarão as informações sobre a ONG e empresa envolvidas na ação apoiada e compartilhá-la pelo Facebook. Pronto, a doação já foi realizada e sem nenhum custo ao usuário. Todas as fotos tiradas passam pela curadoria formada pela startup que tem a incumbência de liberá-las aos usuários no momento seguinte. Os valores das doações – entre dois e sete reais – são acordados previamente por campanha entre a startup, as ONGs e a empresas apoiadoras.
Caso o usuário opte por realizar sua doação diretamente em uma das lojas virtuais parceiras, logo ao entrar ele já será avisado qual ou quais produtos estão envolvidos na ação e que terão um percentual revertido em doações às instituições apoiadas pelas empresas. Então, basta realizar qualquer compra dos produtos indicados dentro de uma das lojas virtuais apoiadoras da ação e pronto. A doação já foi feita. Os percentuais doados pelas empresas são acordados individualmente com a startup, que não fica com qualquer parte desse valor.
ONGs beneficiadas
Fundação Laço Rosa
A Fundação Laço Rosa é um portal na internet voltado para a divulgação sobre a detecção precoce e combate ao câncer de mama. No espaço são oferecidas informações, apoio e suporte emocional por meio do compartilhamento de histórias de sucesso, além de artigos de médicos, fisioterapeutas, psicólogos e advogados. Uma espécie de “porto seguro” para aquelas que se defrontam com o diagnóstico de câncer de mama em sua vida ou de alguém próximo. Além disso, trabalha com banco de perucas para pacientes de quimioterapia.
FEMAMA
A Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama é uma associação civil, sem fins econômicos, que busca reduzir os índices de mortalidade por câncer de mama no Brasil. Está presente na maioria dos estados brasileiros por meio de 58 ONGs associadas, atuando na articulação de uma agenda nacional única para influenciar a formulação de políticas públicas de atenção à saúde da mama.
Instituto Oncoguia
Associação sem fins lucrativos, criada e idealizada com o objetivo de ajudar o paciente com câncer e a população como um todo a viver melhor por meio de ações estratégicas de prevenção e promoção à saúde, bem-estar, qualidade de vida e do fomento da conscientização para a adoção de uma postura ativa e responsável de cidadania voltada para o autocuidado em saúde.
Orientavida – Pense Rosa
A Orientavida foi fundada em novembro de 1999 no município paulista de Potim, com o intuito de ajudar as pessoas menos favorecidas a combater, de maneira eficiente, a pobreza e a falta de oportunidade. E para focar exclusivamente no trabalho orientação amulheres na prevenção da doença, a ONG criou o projeto Pense Rosa.
Lojas virtuais parceiras
(é só clicar no nome para ir ao site!)
Vamos todos compartilhar nossas fotinhos?! O Polen: porque ajudar faz sentido.
Comentários
Postar um comentário