10 mitos e verdades sobre o câncer

Share Button
shutterstock_98521079

1. Comidas industrializadas favorecem o surgimento de câncer?
Sim. Alimentos ultraprocessados, prontos para consumo, prontos para aquecer e bebidas açucaradas contêm conservantes, sódio e vários químicos que realçam sabor e aroma, além de muito sal, açúcar, gorduras e calorias. Tudo isso favorece o surgimento de vários tipos de tumores.

2. O câncer é hereditário?
Pode ser, mas na maioria das vezes não. Considera-se que apenas entre 5% e 10% dos casos da doença são hereditários. Nas demais ocasiões, o câncer é causado por fatores ambientais (má alimentação, sedentarismo, cigarro, exposição excessiva ao sol, vírus, etc.). De toda forma, pessoas com caso da doença na família devem se manter atentas.

3. Pessoas rancorosas tem maior tendência de desenvolver um tumor?
Não existe nenhuma evidência científica disso. O mito nasceu na Grécia. Um médico chamado Galeno afirmou que o câncer resultava de uma superdose de bile negra, responsável pela depressão, no organismo. Apesar disso, nunca houve comprovação de causa e efeito entre alterações de humor e o câncer.

4. Trocar o cigarro por charuto ou cachimbo diminui as chances de câncer de boca?
Mito. Muitas pessoas acreditam que esses fumos são uma alternativa saudável quando comparados aos cigarros industriais. Mas, na verdade, são até piores. O fumante, apesar de não tragar a fumaça, a deixa mais tempo na boca, aumentando o risco de canceres orais.

5. Todo o sinal novo que aparecer é um câncer de pele?
Não. Pintas na pele são normais. No entanto, marcas grandes, irregulares, com colorações e texturas diferentes exigem atenção. Essas devem ser examinadas e mesmo marcas de nascença que apresentem essas característica também.

6. Negros podem ter câncer de pele?
Verdade. Principalmente pela miscigenação da população brasileira, não é raro encontrar negros com pai ou mãe brancos. Por isso,  casos de câncer de pele que geralmente acontecem com pessoas caucasianas também podem acontecer em afrodescendentes. Manchas com características diferentes, que mudam de cor ou formato, sempre devem ser examinadas.

7. Se a doença não voltar em 5 anos, a pessoa pode ser considerada curada para sempre?
Não. A maioria das recidivas surgem nos cinco primeiros anos após o tratamento. E, embora mais raro, alguns câncer retornam 10 anos, 15 anos ou até mesmo décadas depois do tratamento.

8. O câncer é contagioso?
Mito. O câncer origina de um problema genético. Em alguns casos, a mutação genética pode ser causada por um vírus, como o do HPV ou a  da hepatite. Os vírus podem ser contagiosos. Mas o câncer, não.

9. Dormir com o celular perto do corpo pode favorecer o câncer?
É controverso. Existem estudos e estatísticas que relacionam o uso do celular com tumores. Entretanto, muitas pessoas acham os resultados inconclusivos. Na dúvida, é sempre bom manter a precação.

10. Ficar perto ou cozinhar no micro-ondas causa câncer?
Não. Durante o funcionamento, o micro-ondas gera uma vibração que causa agitação entre as moléculas, gerando calor e esquentando a comida. Esse processo também acontece em outro eletroeletrônicos como TVs e rádios.

Via: Exame

Comentários