Dica da Nutri: Câncer de mama e a Osteoporose

Mulheres com câncer de mama têm risco aumentado para osteoporose, devendo consumir 1.200 mg de cálcio por dia. O ideal é que a fonte de cálcio seja proveniente de produtos lácteos com baixo teor de gordura (leite e iogurte desnatados, queijo branco, etc) e folhas verdes escuras.

osteoporose-dieta


Uma porção de produtos lácteos de baixo teor de gordura (um copo de leite desnatado ou iogurte ou uma fatia de queijo magro) irá fornecer cerca de 300 mg de cálcio. Seguindo a recomendação de três porções de alimentos lácteos por dia e aumento da ingestão de vegetais são capazes de fornecer um consumo adequado de cálcio.
A vitamina D é essencial para a absorção de cálcio, e uma vez que muitos produtos lácteos são fortificados com vitamina D, o consumo de alimentos lácteos com baixo teor de gordura irá ajudar fornecendo vitamina D também. Folhas verdes escuras (como couve, espinafre, agrião e outros) também são ricos em magnésio e vitamina K, que são importantes para a saúde óssea.
No entanto, se você tem dúvidas que está consumindo 1200mg de cálcio proveniente dos alimentos, o uso de suplementação pode ser interessante! 
Não tome nenhum tipo de suplemento sem a supervisão de um profissional!

A absorção de cálcio é melhor em níveis de até 500mg de cada vez, por isso, se você precisa tomar mais do que isso, o ideal é dividir a dose e tomá-la duas vezes por dia.
Tanto o carbonato de cálcio e citrato de cálcio são eficazes. O carbonato de cálcio deve ser tomado com alimentos, enquanto o citrato de cálcio pode ser tomado com o estômago vazio. Ao escolher um suplemento, procure uma marca de suplementos com confiabilidade comprovada.
Quimioterapia tem alguns efeitos adversos nos ossos. As mulheres diagnosticadas com câncer de mama estão em maior risco para o desenvolvimento de Osteoporose, por múltiplas razões, além da quimioterapia, por isso é essencial o consumo adequado de cálcio e consequentemente a vitamina D.
Abraços,
Nutri Fernanda Bortolon

Comentários