5 receitas de temperos caseiros


Segundo a Organização Mundial da Saúde, a quantidade de sódio recomendada por dia é menos de 2.000 mg (ou 5 gramas de sal), o equivalente a 1 colher de chá cheia. Sabemos que é muito fácil passar esse número – principalmente se usarmos temperos e caldos industrializados no preparo de alimentos. O caldo de frango é o campeão no sódio – são 1038 mg em um tablete! Mas não pense que o de carne e o de legumes fica muito atrás: eles têm 993 e 900 mg, respectivamente.
Ou seja, colocando  apenas um tablete de caldo industrializado nos seus preparos você já quase estoura a recomendação diária da OMS – sem falar que você ainda vai consumir, ao longo do dia, outros alimentos com sódio.
Para manter a saúde em dia, o ideal é que você utilize temperos caseiros e naturais em suas refeições – por isso, hoje trago para vocês 5 receitas de temperos caseiros!
E o cheirinho fica ma-ra-vi-lho-so!

1. CALDO DE LEGUMES CASEIRO – RECEITA 1
Ingredientes
2 cenouras;
2 talos de salsão (as folhas de 1);
1 cebola grande;
2 litros de água ;
2 folhas de louro;
3 cravos-da-índia;
5 grãos de pimenta-do-reino.
Modo de Preparo
1. Lave bem todos os legumes, especialmente as folhas de salsão;
2. Descasque a cebola e corte em quatro partes. Corte a cenoura em fatias grossas e o salsão, em pedaços de cerca de 5 cm;
3. Numa panela, junte os legumes, as folhas de salsão e os temperos. Adicione a água e leve ao fogo alto. Quando começar a ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 30 minutos;
4. Desligue o fogo e, com uma peneira fina, coe o caldo. Conserve na geladeira por até 5 dias ou congele por 3 meses. Vale até usar forminhas de gelo para facilitar o descongelamento
2. CALDO DE LEGUMES CASEIRO – RECEITA 2
Ingredientes
1 colher (sopa) de azeite de oliva extra virgem;
2 alhos-porós (somente as partes branca e verde-claro) lavados e picados;
4 cebolas (médias) picadas;
6 cenouras (grandes) descascadas e picadas;
3 talos de salsão picados;
1 maço (pequeno) de salsinha;
2 colheres (chá) de manjerona desidratada;
1/2 colher (chá) de tomilho desidratado;
1 folhas de louro;
6 litros de água filtrada.
Modo de preparo
1. Numa panela grande, aqueça o azeite em fogo médio, adicione os legumes e refogue até começarem a dourar;
2. Adicione as ervas e a água fria. Leve à fervura, baixe o fogo e cozinhe por uma hora com a panela parcialmente tampada;
3. Coe o caldo com uma peneira fina. Deixe esfriar e guarde em potes, que podem ser utilizados imediatamente ou congelados.
3. CALDO DE FRANGO CASEIRO
Ingredientes
1 carcaça de frango ou o frango inteiro ou ainda 2 k de asinha de frango;
1 cebola grande;
2 cenouras;
2 dentes de alho;
2 talos de salsão;
1 folha de alho-poró (somente a parte verde);
2 folhas de louro;
1 colher (chá) de pimenta-do-reino em grãos;
5 cravos-da-índia;
3 litros de água.
Modo de Preparo
1. Descasque os dentes de alho e a cebola. Corte a cebola em 4 partes. Lave, descasque e corte as cenouras em rodelas. Lave os talos de salsão e corte em pedaços. Lave a folha de alho-poró.
2. Lave o frango, carcaça ou asinhas em água corrente e coloque numa panela bem grande. Junte todos os ingredientes e leve ao fogo alto. Quando começar a ferver, abaixe bem o fogo e tampe a panela. O fogo deve estar o mais baixo o possível.
3. Deixe cozinhar por 3 horas. Sim, é bastante tempo. Mas é o único trabalho. Passado o tempo de cozimento, desligue o fogo.
4. Quando esfriar um pouco, passe por uma peneira fina para uma tigela. Descarte os legumes e o frango. Reserve o caldo.
5. À medida que o caldo for esfriando, a gordura vai se separando e subindo para a superfície; quando estiver frio, com uma colher, retire a gordura. Conserve o caldo na geladeira por até 3 dias ou congele.
4. CALDOS DE ERVAS
RECEITA 1:
Este é o mais prático de todos, pois utiliza ervas secas. Basta espalhar em forminhas de gelo ervas como manjericão, orégano, salsa e alecrim, e depois completar com azeite de oliva virgem. Leve ao congelador e pronto! Depois é só desinformar e guardar em saquinhos plásticos no congelador.
RECEITA 2: 
Já esta é com ervas frescas. Bata no liquidificador 1 cebola grande, 2 dentes de alho sem casca, 1 maço pequeno de cebolinha, 1 maço pequeno de salsinha, 1 pimentão sem sementes, 1 colher de sopa de azeite de oliva, 1 colher de sopa de vinagre branco e 1 pitada de sal (os dois últimos ingredientes atuam como conservantes). Após obter uma mistura homogênea, coloque na forma de gelo e leve ao congelador.
5. CALDO DE LEGUMES – RECEITA 3
Ingredientes
1 litro de água;
2 tomates;
1 alho poró;
1 cenoura grande ralada;
1 pé de espinafre;
1 maço de cebolinha;
1 maço de salsinha;
alecrim;
1 cebola média;
2 dentes de alho;
1 pitada de sal marinho.

Modo de preparo
Junte todos os ingredientes em uma panela. Deixe ferver um pouco e, depois de cozido, deixe esfriar. Bata tudo no liquidificador, coloque em forminhas de gelo e leve ao congelador.

Gostaram? Também vale a pena comprar aqueles temperinhos prontos nas feiras orgânicas – o pessoal costuma fazer misturas saudáveis, mas vale a pena sempre conferir os ingredientes!

Comentários