Por que fazer o autoexame? Share Button

autoexame2


A detecção precoce é uma arma fundamental na luta contra o câncer de mama, visto que quanto menor o tumor, maior será a probabilidade de curar a doença. Além da mamografia, o autoexame é, também, uma das principais maneiras de detectar o câncer de mama de forma precoce.
A prática é importante para que as mulheres conheçam o próprio corpo, especialmente a região das mamas, a fim de perceberem quaisquer mudanças.
Uma vez por mês, após o fim da menstruação, o autoexame deve ser feito, seja visualmente ou por meio da palpação. Para as mulheres que não menstruam, é importante definir uma data e realizar todo mês, no mesmo dia.
Outros sinais também podem ajudar na detecção do câncer de mama, como um caroço, que pode ser indolor ou não, a pele da mama avermelhada ou similar a uma casca de laranja e o surgimento de alterações no mamilo.
O autoexame, no entanto, não substitui a necessidade dos exames clínicos feitos por profissionais da saúde e bem menos da mamografia. Vale ressaltar que mulheres acima dos 40 anos devem fazer regularmente os exames e ter uma atenção maior com o corpo e a saúde.



Comentários