Confira alimentos que ajudam a diminuir o colesterol ruim

Colesterol elevado não apresenta sintomas e está entre os principais fatores de risco de doenças cardiovasculares.




A quantidade de vítimas de doenças cardiovasculares é alarmante. Só no Brasil, 350 mil pessoas morrem por ano devido a problemas do coração. O desenvolvimento dessas doenças está associado a diversos fatores de risco que podem ser controlados, entre eles o colesterol.
Considerado um tipo de gordura produzido pelo nosso próprio corpo, o colesterol desempenha funções essenciais como produzir hormônios e a vitamina D. Mas, em excesso, é um grande inimigo da saúde.
Uma das maneiras de controlar o colesterol é a alimentação. Confira a seguir uma relação de alimentos e recomendações que ajudam a reduzir o LDL, considerado o colesterol “ruim”, e a aumentar o HDL, chamando de bom colesterol.
Azeite: 2 colheres de sopa por dia. Possui vitamina E e gordura monoinsaturada – prefira o extravirgem e não o utilize para frituras;
Iogurte: 1 copo ou um 1 pote por dia (180ml). Ótimo para o café da manhã ou lanche da tarde, melhora o funcionamento intestinal e ajuda a reduzir o colesterol;
Linhaça: 2 colheres de sopa por dia. Possui fibras e ômega 3 e pode ser consumida em forma de farinha ou as próprias sementes. Dá pra misturar em sucos, vitaminas, massas de pães e biscoitos, na salada e no arroz;
Tomate: 1 unidade ou 2 colheres de molho. Tem licopeno, um antioxidante que auxilia na prevenção de infartos e derrames;
Salmão, sardinha ou atum: 1 posta ou filé por semana. Ricos em ômega 3. Diminuem os triglicérides e a pressão arterial;
Aveia: 3 colheres de sopa por dia. Vai bem em pães, bolos, vitaminas e, claro, mingau;
Suco de uva: 1 copo por dia (180 ml). Também bastante eficaz, mas atenção: precisa ser suco de uva natural, não industrializado;
Soja: 6 colheres de sopa de grãos por dia ou 4 copos de leite de soja por dia. Prefira o grão da soja àquela proteína texturizada, que já passou por processo de industrialização. Fica ótima em saladas.  Para quem não gosta do sabor puro, é bem fácil preparar sucos e vitaminas com o alimento, misturando com frutas e leite.

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