Atenção à validade das maquiagens


Saiba como guardar e conservar produtos como batom, bases e máscaras para cílios, evitando danos.


Resultado de imagem para Atenção à validade das maquiagens

Sabe aquele seu blush favorito que você tem há anos? Talvez seja hora de conferir a data de validade dele e, se tiver expirado, desapegue. Segundo especialistas, embora pareçam inofensivas, maquiagens fora do prazo de validade podem trazer riscos à saúde, como alergias, manchas, feridas decorrentes de inflamação e até agravar casos de acne.
Segundo Joyce Rodrigues, cosmetóloga, muita gente ignora o prazo de validade de produtos como batom, sombra, pó, máscara de cílios e blush. “As mulheres têm uma sensação de desperdício ao jogar fora um produto que ainda não acabou", explica. “Neste caso, na hora de comprar, é muito melhor escolher as embalagens menores – ainda que o preço das maiores seja mais atrativo. Se este produto não for utilizado dentro do prazo de validade, a economia não terá valido a pena”, completa.
Onde guardar?
Na hora de guardar a maquiagem, pela praticidade, há quem opte pelo banheiro. “Este pode ser o melhor lugar para fazer a maquiagem, mas não para guardar máscaras, sombras e batons. Aliás, é o pior lugar para deixar seus produtos”, adverte Joyce. 
Ela explica: “o calor do banheiro, o vapor que vêm do chuveiro e a pouca ventilação formam um ambiente favorável para proliferar bactérias. Também modificam a composição destes produtos – resultando em alteração de cor, textura e cheiro”.
De acordo com a especialista, o melhor lugar para guardar a maquiagem são os locais secos e escuros. Podem ser em caixas transparentes armazenadas no quarto ou nas gavetas.
Evite contaminar a maquiagem
É possível evitar a contaminação da maquiagem com pequenos cuidados durante a manipulação. Joyce Rodrigues cita alguns deles:
• Há bactérias nas espinhas. Se você usar o corretivo para escondê-las, procure passar com um cotonete, e não o pincel do produto. E não o insira novamente na embalagem. Se for necessário, pegue outro cotonete.
• As máscaras para cílios têm vida curta. Por ter consistência líquida e embalagem escura, tornam-se ideais para as bactérias. Evite bombar o pincel no tubo porque, por levar mais ar ao seu interior, promove a contaminação. Procure, também, lavar o pincel com água quente e xampu neutro com frequência.
• Você está com herpes ou conjuntivite? Não use maquiagem nos lábios e nos olhos. Caso tenha aplicado algum item que tenha pincel, descarte-os porque podem estar contaminados.
• Troque, mensalmente, a esponja dos pós e blushes. E lave os pincéis com xampu neutro e água morna uma vez por mês.
• Carrega maquiagem ou cosméticos na bolsa? O transporte e o calor fazem com que estes produtos durem menos. Procure levar com você apenas o que for realmente necessário.
• Maquiagens compactas duram mais do que as líquidas. Portanto, fique atenta às bases, máscaras, corretivos, gloss e delineadores.
Rodape


Comentários