5 apps para encorajar a atividade física

Análise do perfil do usuário e sugestão de treinos personalizados são algumas das funcionalidades destes ‘personal trainers’ virtuais.


Resultado de imagem para 5 apps para encorajar a atividade física


Às vezes, nós só precisamos de um empurrãozinho para deixar a zona de conforto e encarar um pouco de atividade física. Quem não conta com um personal trainer para cumprir este papel, pode recorrer à ajuda tecnológica. Diversos aplicativos – com versões gratuitas e pagas – oferecem essa ajudinha especializada e, de quebra, uma dose de incentivo para os treinos, sejam eles de corrida, caminhada ou malhação. Confira nossa seleção de apps fitness para iOS e Android.
Runtastic
O aplicativo desempenha o papel de um personal coach. Com ele é possível medir a distância, o ritmo e as calorias perdidas durante a corrida. Você pode registrar os treinos de corrida em tempo real ou acrescentá-los manualmente, se algum dia esquecer o celular na hora da atividade. Outro recurso interessante é a possibilidade de ver mapas do percurso percorrido em 3D, incluindo montanhas, monumentos e edifícios. O programa mantém um histórico da performance do usuário, com estatísticas mensais, semanais e anuais. Como um bom treinador, utiliza estes dados para estimular a melhora do desempenho.
Disponível para todos os sistemas operacionais
Versão: Gratuito 
Runkeeper
Esse é um bom aplicativo para quem precisa de um pouco de motivação na hora da corrida ou caminhada. Além de registrar automaticamente as atividades do usuário, medindo velocidade, tempo e distância, o app avisa a cada 5 minutos o quão bem você está indo, informando ritmo e distância percorrida. Também é possível configurar seu ‘personal trainer’ para avisá-lo sobre o momento de alternar corrida e caminhada. Outro diferencial é a possibilidade de compartilhar nas redes sociais os resultados das suas corridas e ver o que os seus amigos estão comentando. 
Disponível para: iOS e Android
Versão: Gratuito
Strava Cycling
Assim como os apps de corrida e caminhada, o Strava registra a velocidade, distância e o tempo da corrida, mas com bicicleta. O programa se tornou uma espécie de rede social para quem gosta de pedalar. Suas funcionalidades ajudam o ciclista a analisar seu rendimento, bater recordes próprios ou de outros usuários. Com ajuda do sinal do GPS, o celular coleta informações do exercício – como velocidade, altimetria do terreno, tempo percorrido – e armazena dados do trajeto. O registro do exercício fica disponível para outros usuários fazerem comentários e darem kudos – equivalente ao botão curtir do Facebook.
Disponível para: iOS e Android
Versão: Gratuita e Premium
Nike Training Club 
Mais uma opção para quem precisa de um empurrãozinho, mas não pode gastar com um personal trainer. O app te ajuda a alcançar o seu objetivo com os exercícios físicos, seja ele emagrecer, ficar mais saudável ou mais forte. A partir desta informação, e dos seus dados pessoais, ele cria um treinamento personalizado, baseado em treinos de atletas profissionais. Para manter o usuário sempre motivado, o Training Club oferece recompensas a cada avanço. Também é possível acompanhar o histórico de progresso e compartilhar seus resultados nas redes sociais.
Disponível para: iOS e Android
Versão: Gratuita 
Workout Trainer
Se a desculpa é a falta de tempo para sair de casa ou ir à academia, o Workout Trainer pode ser a solução. O app oferece exercícios diários no celular, orientados por personal trainer, com vídeos tutoriais e áudios explicando detalhadamente como o movimento deve ser feito. A sugestão de treino é personalizada de acordo com seu peso, sexo e objetivo com exercício – perder calorias, ganhar massa muscular etc. Também é possível desafiar um amigo para o exercício como forma de motivar a superação pessoal.
Disponível para: iOS e Android
Versão: Gratuita e Premium


Rodape

Comentários