NOVEMBRO AZUL




O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil. Fica atrás apenas de um dos tipos de câncer de pele. Para 2016, o Inca (Instituto Nacional de Câncer) estimou que seriam diagnosticados 61 mil novos casos. O mês de novembro é conhecido como o de conscientização sobre a doença, por isso é chamado de Novembro Azul.
O aposentado José de Proença, que mora em Cuiabá, descobriu que tinha câncer de próstata em 2004, quando tinha 64 anos. Ele começou a sentir dores, um dos sinais de que a doença já está num estágio avançado. “Comecei a sentir as dores na hora de ir ao banheiro para fazer xixi, a urina já estava saindo avermelhada”, contou.
José foi ao médico, fez o exame de toque e ainda exames de sangue que comprovaram o tumor. O aposentado passou por uma cirurgia e por mais de 30 sessões de radioterapia.
A próstata é uma glândula que fica abaixo da bexiga no corpo dos homens. O exame preventivo de toque é a melhor forma de detectar alterações que podem indicar um tumor ainda no começo. O exame é recomendado a partir dos 45 anos, principalmente para quem já teve casos da doença na família. Deve ser feito uma vez por ano.
Quanto mais avançada a idade, maior o risco. “É uma doença silenciosa. Na fase inicial, não dá nenhum sintoma. Quando o câncer de próstata começar a dar sintoma, é um câncer já avançado. Quando fala que é um câncer avançado, a gente fala que a chance de cura diminui bastante”, explicou o médico urologista oncológico Carlos Evaristo Metello.
O fato do câncer de próstata ser o mais comum já deveria preocupar qualquer homem, mas o problema é que o exame para detectar a doença esbarra no preconceito. Ainda assim, a resistência tem diminuído. “É um exame que não machuca, não dói, demora em torno de três a cinco segundos, no máximo. É o tempo suficiente para o médico ter uma ideia se o paciente tem algum problema na próstata ou não”, disse o médico.
O aposentado José de Proença, que já enfrentou o tratamento de um câncer de próstata, explica porque é tão importante se cuidar. “Eu digo que tem que procurar o médico e tudo aquilo que ele disser que tem que fazer. Se for através do toque.. é um troço que tem levado muitas vidas, tem causado muitas mortes esse problema de próstata”, disse ele.
Fonte: G1



Comentários