NOVEMBRO AZUL INCENTIVA HOMENS A REALIZAREM EXAMES PREVENTIVOS DE CÂNCER DE PRÓSTATA


Novembro Azul - Apoie essa causa!

O câncer de próstata é o segundo tipo da doença mais comum entre os homens no Brasil, depois do de pele. Para conscientizar aqueles que não têm o hábito de se cuidar e realizar exames preventivos, foi criada a campanha mundial Novembro Azul. Além de aumentar a quantidade de informações sobre o assunto, o intuito é reduzir os números de mortes por causa da doença.
O câncer de próstata é silencioso e, quando apresenta algum sintoma, já pode ser tarde demais. Mas é possível prevenir. Médicos recomendam que a primeira dosagem do PSA (Antígeno Prostático Específico), para a maioria dos homens, seja feita aos 50 anos – e aos 45, para aqueles com histórico familiar. Para um diagnóstico preciso, é recomendado, ainda, o toque retal
– Se descoberto no início, o tumor tem tratamento e altas chances de cura. Ao se espalhar pelo corpo, não. O exame do PSA não é suficiente para diagnóstico de todos os tumores. Por isso é importante procurar um urologista que realize o toque retal – indica o oncologista Carlos Augusto, da Oncoclínica.
Segundo o oncologista da unidade Itaboraí do Hospital Adventista Silvestre, Rogério Gusmão, um a cada seis homens deverá desenvolver a doença e um a cada 36 morrerá em decorrência dela. Para ele, o número só vai diminuir quando o diagnóstico passar a ser precoce:
– A periodicidade dos preventivos deve ser anual para quem não tem alteração nos exames. Quando houver alteração, o retorno poderá ser semestral ou trimestral.
Dados do Instituto Nacional do Câncer preveem para este ano 61.200 novos casos em todas as regiões do país. Estima-se que quase 25% dos pacientes com câncer de próstata ainda morrem devido à doença.
Fonte: Extra

Comentários