O AÇÚCAR QUE ALIMENTA O CÂNCER

açucar_po_cubos


Segundo muitos pesquisadores, o açúcar representa um risco para a saúde e contribui para cerca de 35 milhões de mortes no mundo todos os anos. O nível de toxidade do açúcar é tão grande, que para alguns deveria ser considerado uma substância de potencial tóxico como são o álcool e o cigarro. Para outros, deveria-se criar uma taxa sobre todos os alimentos e bebidas com adição de açúcar, tamanha é sua ligação com a diabetes tipo 2, que vem aumentando absurdamente no mundo.

O AÇÚCAR QUE ALIMENTA O CÂNCER

acucar_doenca
O problema do açúcar não são somente o diabetes, a síndrome metabólica, hiper e hipoglicemia, refluxo, doenças cardíacas, para citar apenas alguns… Açúcar e câncer caminham tão juntos, isso já é sabido, mas mesmo assim muitos médicos ainda pecam em não tentar influenciar seus pacientes a pararem de alimentar seus cânceres com produtos que contenham açúcar. Isso se deve ao fato de que a medicina tradicional ainda não acredita que uma coisa tenha a ver com a outra e entende os resultados das pesquisas como inconclusivos ou superficiais.
Porém, felizmente, cada vez mais médicos e, claro, profissionais que seguem linhas alternativas ou de medicina complementar, acreditam que a maneira mais lógica, eficaz, segura, necessária e efetiva de se tratar o cancer é cortar aquilo de que tumores e células cancerígenas se alimentam, fazendo com que elas se tornem famintas com a falta de glicose.
Pesquisadores do Huntsman Cancer Institute em Utah parece terem sido os pioneiros em descobrir que o açúcar realmente alimenta os tumores. Para vocês terem uma idéia, em 1923 já era sabido que células cancerígenas necessitam de muito mais glicose para sobreviver do que células normais. Em junho de 2012 foi publicada pesquisa (no artigo Molecular System Biology) que demonstrou que privação de glicose ativaria todo um processo que levaria à morte de células cancerígenas como resultado de uma intrincada acumulação tóxica. Já falei sobre o quanto o açúcar causa inflamação no corpo no artigo “Açúcar – esse sim é o grande vilão“. Um dos desdobramentos deste processo inflamatório é justamente o aparecimento de células cancerígenas, que dependem de glicose para continuar crescendo e se proliferando. Já é sabido que células normais, uma vez não encontrando mais glicose para ser utilizada como forma de energia, são capazes de metabolizar gordura. Células cancerígenas não.
Não é preciso muita pesquisa e muito estudo para perceber que alguma coisa aí está errada. Se você já tratou câncer ou conhece alguém que o fez por meio de mudanças estratégicas na alimentação, por favor, eu gostaria muito de saber como isso aconteceu. Infelizmente, em todas as histórias que ouço, oncologistas se limitam a dizer “mantenha uma dieta saudável” e é basicamente esta a orientação da maioria.
pare_com_o_acucar
Não estaria na hora de começarmos a pressionar os profissionais envolvidos no tratamento do câncer para que eles se tornem cada vez mais capazes de orientar seus pacientes quanto à melhor dieta e prática de hábitos de vida saudáveis para tratar enfermidades e principalmente o câncer? Fui buscar informação e fiquei horrorizada ao descobrir que, no Brasil, a estimativa para o ano de 2014 (e 2015) aponta para a ocorrência de aproximadamente 576 mil casos novos de câncer*.
Comece hoje a se preocupar com a sua dieta e a maneira como você gerencia o stress. É bastante complicado tentar se alimentar de maneira saudável quando o que há disponível é junk food e o que há de saudável não é nada convidativo. Cozinhe um prato por dia ou um prato por semana, que seja. Aprenda a se virar bem na cozinha para que fique cada vez mais fácil e rápido preparar um prato saudável. Não é necessário muito tempo e energia. Eu acredito que todos nós nos sentimos mais felizes quando nos damos conta de que somos responsáveis pela manutenção da nossa própria saúde. E é, sem dúvida, uma conquista quando nos tornamos totalmente independentes de ajuda para nos alimentar e viver bem. Evite ao máximo o açúcar. Ele já está escondido mesmo no molho pronto do macarrão ou da carne, no pão, que são coisas inevitáveis, que você vai acabar comendo de qualquer forma porque não dá para ser natural e cozinhar do “zero” tudo aquilo que te alimenta.
Quis escrever sobre este tema para de alguma forma sensibilizá-lo a repensar a sua saúde. Se você já leva uma vida saudável, talvez possa influenciar aqueles que estão ao seu redor para que comecem a fazer o mesmo. Se você tem câncer, tem algum histórico de câncer na família ou conhece alguém que esteja passando por isso, vá atrás de informação, leia mais sobre o tema. Há sempre uma saída. Não importa a dieta. Lembre-se que seja ela MacrobióticaPaleo, do Tipo Sanguíneo, etc, todas restringem enfaticamente o uso do açúcar. Não se deixe convencer pelo argumento de que dieta não faz tanta diferença. Essa é uma afirmação equivocada de muitos que teoricamente têm a obrigação de orientá-lo, que são os profissionais de saúde que estão por aí.









Comentários