EXPOSIÇÃO “E DEUS CRIOU A MULHER”

Movida pela vontade de fazer e acontecer, a By Kamy é formada por uma equipe estratégica, sensível e criativa que, sob orientação da enérgica Francesca Alzati, está constantemente envolvida em projetos que lidam diretamente com os sentimentos e com a essência do ser humano. Desta vez, a marca preparou uma ação especial em homenagem às mulheres, já que Outubro (mês de conscientização do câncer de mama) chegou. O projeto mostrará que mulheres de convívio diário podem ser consideradas verdadeiras Deusas.
Como? Sete mulheres foram convidadas para personificar sete Deusas, com o objetivo de valorizar a imagem feminina que é tão presente no universo da arquitetura, da decoração e do design. A produção será apresentada em uma exposição na Maison, principal loja da marca, na Al. Gabriel Monteiro da Silva, a partir de 6 de outubro até o dia 30 do mesmo mês.
“Representar esse ser sublime através das Deusas Gregas, as primeiras figuras de mulheres extremamente fortes, cada uma a sua maneira, com habilidades, belezas e qualidades diferentes, nos leva a pensar o quanto somos especiais por conviver com verdadeiras “Deusas”. Estamos rodeados de mulheres incríveis, que com essência e individualidade tornam o mundo mais belo e com um toque extraordinário”, conta Francesca Alzati, diretora da By Kamy e uma das mulheres escolhidas.
O Instituto Quimioterapia e Beleza, de Flávia Flores (www.quimioterapiaebeleza.com.br), também fará uma importante participação no evento, a favor da causa. No dia de abertura da exposição, serão arrecadados lenços para serem posteriormente doados a mulheres que passaram pelo processo de quimioterapia e precisam manter ou recuperar a autoestima.
DEUSAS ESCOLHIDAS E SUAS PERSONIFICAÇÕES:
Deusa Hera

deusa-hera-1288x900


deusa-hera-1288x900
Mulher escolhida: Francesca Alzati
Hera no mito grego é a deusa das bodas, da maternidade, do céu e das esposas, equivalente de Juno no mito romano. Irmã e esposa de Zeus é a rainha dos deuses, e patrona da fidelidade conjugal. Retratada como majestosa e solene, muitas vezes coroada com os polos (uma coroa alta cilíndrica usada por várias deusas), Hera é geralmente representada ostentando na mão uma romã, símbolo da fertilidade, sangue e morte, e substituto das cápsulas da papoula de ópio. A vaca e, posteriormente, o pavão eram seus animais simbólicos principais. Íris era a sua fiel atendente, também mensageira e aia. Como patrona da matrimônio, odiava adúlteros e, por isso, não raro era invocada por seus devotos para castigar cônjuges infiéis.
Deusa Atena

deusa-atena-1288x900
deusa-atena-1288x900
Mulher escolhida: Eloisa Arasanz Salinas
Atena, também conhecida como Palas Atena, é na mitologia grega a deusa da civilização, da sabedoria, da  estratégia em batalha, das artes, da justiça e da habilidade. Uma das principais divindades do panteão grego e um dos doze deuses olímpicos. Atena recebeu culto em toda a Grécia Antiga e em toda a sua área de influência, desde as colônias gregas da Ásia Menor até as da Península Ibérica e norte da África. Foi uma das deusas mais representadas na arte grega e sua simbologia exerceu profunda influência sobre o pensamento grego, em especial nos conceitos relativos à justiça, à sabedoria e à função civilizadora da cultura e das artes, cujos reflexos são perceptíveis até nos dias de hoje em todo o ocidente.
Deusa Deméter

deusa-demeter-1288x900

deusa-demeter-1288x900
Mulher escolhida: Claudia Spina – Gerbar Ventiladores.
Deméter ou Demetra é a deusa grega da agricultura, filha de Cronos e Reia . É a deusa da terra cultivada, das colheitas e das estações do ano. É propiciadora do trigo, planta símbolo da civilização. Na qualidade de deusa da agricultura, fez várias e longas viagens com Dioniso ensinando os homens a cuidarem da terra e das plantações. Em Roma, era chamada Ceres e a cada primavera tinha um festival celebrado em sua homenagem chamado Cereália. Conhecida como Deusa da sabedoria e da vitória, é prática, desinibida e segura.
Deusa Perséfone


deusa-persefone-1288x900
deusa-persefone-1288x900
Mulher escolhida: Natalie Alves – Produtora de eventos da Casa Cor
Perséfone, na mitologia grega, é a deusa das ervas, flores, frutos e perfumes. É filha de Zeus e sua irmã Deméter, a deusa da agricultura e estações do ano. Criada no Olimpo, lar da nobreza divina, Perséfone foi sequestrada por seu tio Hades, mudando-se para o mundo inferior. Socorrida por seu meio-irmão Hermes, Perséfone passou a morar metade do ano no Olimpo nas estações primavera e verão e outra no mundo dos mortos nas estações de outono e inverno, quando era chamada de Cora (Koré) pelos demais deuses crônicos. A ela eram consagrados os chás de plantas como alecrim e sálvia, além das abelhas e do mel.
Deusa Afrodite


deusa-afrodite-1288x900
deusa-afrodite-1288x900
Mulher escolhida: Guiga Barbieri
Afrodite é a deusa do amor, da beleza e da sexualidade na antiga religião grega. Responsável pela perpetuação da vida,  prazer e alegria. Durante o período de Platão, os gregos haviam solucionado e afirmado que Afrodite tem dois aspectos diferentes, sem individualizar o culto. A primeira, Afrodite Urânia, seria a Afrodite celeste, do amor divino e homossexual. A filha de Zeus seria a Afrodite do amor comum, do povo, denominada Afrodite Pandemos de onde emanava o amor físico e desejos lascivos. Afrodite, juntamente com Apolo, representa o ideal de beleza dos gregos antigos. Ela foi constantemente reproduzida nas Artes, da Antiguidade à Idade Contemporânea, dada a oportunidade dos artistas imaginarem uma beleza divina. Nos dias atuais, seu mito continua exercendo influência na cultura e muitas vertentes do neopaganismo voltaram a lhe prestar culto.
Deusa Gaia

deusa-gaia-1288x900
deusa-gaia-1288x900
Mulher escolhida: Mônica Novaes
Gaia, Geia ou Gé é a Mãe-Terra,o elemento primordial e latente de uma potencialidade geradora incrível: Mar, Céu e Ar. Segundo Hesíodo, no princípio surge o Caos (o vazio) e dele nascem Gaia, Tártaro (o abismo),  Eros (o amor), Érebo (as trevas) e Nix (a noite). Gaia gerou sozinha Urano (o Céu), Ponto (o mar) e as Óreas (as montanhas). Ela gerou Urano, seu igual, com o desejo de ter alguém que a cobrisse completamente, e para que houvesse um lar eterno para os deuses “bem-aventurados”. Gaia produziu uma planta que ao ser comida poderia dar imortalidade aos gigantes; todavia a planta necessitava de luz para crescer.
Deusa Íris

deusa-iris-1288x900
deusa-iris-1288x900
Mulher escolhida: Márcia Carini
Íris, na mitologia grega, era a filha de Taumas e de Electra. Taumas era filho de Ponto e de Gaia,  Electra era uma das oceânides, as filhas de Oceano e Tétis. Íris é casada com Zéfiro. Suas irmãs eram Arce e as harpias:  Aelo, Celeno e Ocípite. Íris era a personificação do arco-íris e mensageira dos deuses. Como o arco-íris para unir a Terra e o céu. Íris é a mensageira dos deuses para os seres humanos; neste contexto ela é frequentemente mencionada na Ilíada, mas jamais na Odisseia, onde Hermes toma seu lugar. Íris é representada como uma virgem com asas de ouro, que se move com a leveza do vento de um lado para outro do mundo, nas profundezas dos oceanos e no mundo subterrâneo (Hades).

kamy




Comentários