DICAS PARA MANTER AUTOESTIMA DURANTE O TRATAMENTO CONTRA O CÂNCER


A ONG Américas Amigas convidou sua madrinha Ticiane Pinheiro, jornalista e apresentadora, para conduzir um bate papo sobre a autoestima de quem luta contra um câncer de mama. A ex-modelo e e fundadora da ONG Quimioterapia e Beleza, Flávia Flores deu quatro dicas eficazes e otimistas:
  1. Chá de lenços e acessórios:“A ideia é um evento promovido pela paciente para reunir amigas e oferecer um chá em casa, assim que a doença for diagnosticada, antes mesmo do início do tratamento. Em troca, as convidadas presenteiam a anfitriã com acessórios que irão valorizar sua beleza. Perucas, turbantes, maquiagens, lenços, brincos e todos os tipos de acessórios são bem-vindos.  Vale a imaginação. Desde que coloquei a ideia do chá, no meu livro, centenas de pessoas já compartilharam comigo fotos e relatos sobre o sucesso de cada encontro. De vez em quando, eu publico nas minhas redes sociais.”
  1. Nada de tristeza, na hora de raspar o cabelo:“Costumo dizer que um dos efeitos do tratamento é o de dar a oportunidade para a mulher ousar e conhecer a sensação de não ter cabelo. Encarar isso como uma oportunidade é estimulante e encorajador.  A proposta aqui  é aproveitar e exibir a careca com todas as suas vantagens e não escondê-la. É lindo e estiloso uma mulher careca. Uma descoberta libertadora é um banho de mar, careca. É uma sensação maravilhosa e singular. Acho que todas as pessoas deveriam experimentar.”3. Irreverência e multiplicidade:“Ao invés de procurar uma peruca linda, maravilhosa e caríssima, sugiro que a pessoa experimente ser várias mulheres em uma mesma semana, comprando 8 perucas sintéticas e coloridas. Uma paciente oncológica tem direito a tudo, a mudar de cores e de aparência. Essa irreverência também irá ajudá-la a quebrar o gelo com as amigas e a encarar de maneira mais divertida seu tratamento.”
    4. Namorar é bom e eu gosto: “Ao contrário do que muitos acreditam, namorar bastante é essencial para uma paciente. Ela quer e precisa ser tocada. Para isso, alguns truques ajudam a apimentar a relação. O uso de lingeries e de perucas coloridas criam novos personagens e inspiram para fantasias entre o casal.  Outra dica é o uso de lubrificantes. Uma vez que o tratamento medicamentoso prejudica a libido, é recomendável que a mulher use o lubrificante com a ajuda de um aplicador vaginal, antes do namoro começar. Aí, é só aproveitar o momento e ser feliz.”

Comentários