Pesquisa mostra como é consumo de açúcar branco do brasileiro: você exagera na dose?


Foto de Paulo Nobuo

ESCRITO PORPAULO NOBUO








Apesar de conhecer os efeitos negativos do excesso de consumo de açúcar para a dieta, a saúde e até aparência da pele, o alimento ainda é muito presente na mesa dos brasileiros, segundo recente pesquisa realizada pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, que ouviu cerca de 1.200 pessoas entre 18 e 85 anos.

Açúcar: consumo diário

O hábito de consumir açúcar foi revelado por 70% dos brasileiros e, dentro deste total, 85% faziam uso do açúcar branco, ou seja, o refinado, contra 3% que consumem o mascavo, 1% o demerara e 0,5% a versão light do alimento. Em relação à frequência, 26% dos entrevistaram dizem consumir açúcar diariamente.



Na maior parte das vezes, 88%, o açúcar é utilizado para adoçar café ou chá, seguido por 62% que usavam o alimento para preparar doces e sobremesas, enquanto 42% usavam o açúcar na hora de consumir leite.
Publicidade
As mulheres são as maiores consumidoras de açúcar, representando 53,5% do total, normalmente ingerido através de bolos, bolachas, doces e chocolate. A pesquisa ainda mostrou que 30% dos entrevistados praticavam exercícios físicos e, desses, 67% ingeriam o alimento diariamente.