Os superalimentos aliados da saúde

Conheça os 9 superalimentos que melhoram a qualidade de vida

Os superalimentos aliados da saúde
Os superalimentos apresentam em sua composição muitas vitaminas, minerais, fibras e compostos de ação antioxidante
Você sabe o que são superalimentos? Segundo Thais Souza, nutricionista da rede Mundo Verde, esses produtos apresentam em sua composição muitas vitaminas, minerais, fibras e compostos de ação antioxidante e, por isso, são capazes de ajudar na manutenção do peso, na redução do colesterol, do risco de doenças cardiovasculares e de câncer. "Além disso, eles contribuem para nutrir o organismo e melhorar a qualidade de vida", afirma. Se você gostou da ideia de inclui-los na sua dieta, veja quais são os itens que não podem ficar de fora do cardápio!


Castanha-do-Brasil

É uma oleaginosa tipicamente nacional e é uma das principais fontes de selênio, sendo que em uma unidade a necessidade diária do mineral já é suprida. Seus antioxidantes retardam o envelhecimento precoce da pele e previnem o aparecimento de doenças degenerativas.
Suas gorduras insaturadas atuam na redução do colesterol, triglicerídeos e auxiliam na regularização da pressão arterial. É fonte de cálcio e magnésio, combinação perfeita para uma saúde óssea em dia. Possui também vitamina E, que quando em deficiência compromete a função cognitiva.

Quinua

Planta da cordilheira dos Andes, foi considerada pela Food and Agriculture Organization (FAO) como de alto valor nutricional. Contém boa quantidade de fibras e proteínas, sendo considerada superior à de cereais como o arroz, o trigo e o milho.
A quinua possui minerais como zinco, ferro, cálcio, potássio, magnésio e manganês e vitaminas B2 e E, além de ácidos graxos ômegas 3 e 6. Por ser fonte de fibras e gorduras insaturadas, auxilia na regularização dos níveis de colesterol, protegendo a saúde do coração.

Açaí

Por seus antioxidantes, combate e neutraliza a ação dos radicais livres, prevenindo contra doenças cardiovasculares e circulatórias, câncer, diabetes e Alzheimer.
Algumas pesquisas apontam o açaí como importante no tratamento contra infecção por Helicobacter pylori, bactéria causadora da gastrite, prevenindo o desenvolvimento do câncer gástrico. Fonte de gorduras insaturadas ajuda a diminuir os níveis de LDL colesterol e controla a pressão arterial.

Cacau

Rico em antioxidantes, seu consumo reduz o risco de doenças do coração, diminui as taxas de colesterol e a pressão arterial.
Alguns estudos comprovam que a ingestão de cacau pode melhorar a resistência à insulina em portadores de diabetes tipo 2. Seu consumo regular protege contra os danos causados pela poluição e exposição ao sol.

Cranberry

Fruta pequena nativa do leste da América do Norte, é usada no tratamento de problemas do trato urinário, como: ardência ao urinar, necessidade frequente de ir ao banheiro e dor na parte inferior do abdome.
Também tem a propriedade de inibir a colonização bacteriana na superfície dentária evitando o desenvolvimento de cáries e doenças periodontais.

Romã

Os ácidos gálico, elágico e protocatequínico presentes na romã são antioxidantes e neutralizam os radicais livres que danificam as células. A fruta também atua na redução do colesterol e no combate ao envelhecimento precoce.

Chia, linhaça e óleo de peixe

Ricos em ômega 3, seu consumo está associado à proteção contra doenças cardiovasculares e também à melhora de funções cerebrais (memória, concentração e desempenho).

Soja

Fonte de proteínas de alto valor biológico, fibras, vitaminas do complexo B, vitamina E e minerais como ferro, cálcio, fósforo e potássio, além de isoflavonas.
Pesquisas demonstram que o consumo de soja reduz o risco de doenças do coração diabetes, osteoporose, alguns tipos de câncer como o de mama, colo do útero e próstata e constipação intestinal. A soja também atua na prevenção da tensão pré-menstrual (TPM) e nos sintomas da menopausa.

Geleia Real

Seu consumo é sugerido para manter a saúde e melhorar o funcionamento do organismo.Por causa dos antioxidantes é que esse tipo de alimento está relacionado ao retardo no envelhecimento, beleza e rejuvenescimento da pele.As vitaminas do complexo B, presentes na geleia real, atuam na formação de neurônios e auxiliam no combate aos sintomas de depressão. Fortalece também o sistema imunológico.



Instituto Lado a Lado pela Vida


Comentários