Maioria dos brasileiros não cuida bem da saúde, diz estudo

Pesquisa Nacional da Saúde (PNS) feita pelo IBGE traz indicadores de saúde e estilo de vida da população
Por Da Redação - Publicado 30/06/2016 - 
Maioria dos brasileiros não cuida bem da saúde, diz estudo
De acordo com o levantamento, apenas 22,5% das pessoas praticam o nível recomendado de atividade física (150 minutos por semana).
Um estudo divulgado nesta quinta-feira (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que a maioria dos brasileiros com 18 anos ou mais não mantém hábitos saudáveis. No entanto, 66% deles avaliam a própria saúde como boa ou muito boa. 
Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) que traz indicadores de saúde, mercado de trabalho e estilo de vida da população. De acordo com o levantamento, apenas 22,5% das pessoas praticam o nível recomendado de atividade física (150 minutos por semana). Já o hábito de assistir televisão (por 3 ou mais horas no dia) é comum para 28,9% delas.
Quanto ao consumo de álcool e cigarro – fatores de risco para diversas doenças crônicas – 24% das pessoas admitiram consumir bebida alcoólica uma vez ou mais por semana, enquanto 14,7% são fumantes de tabaco e 14,5% de cigarro. Quanto à exposição das pessoas que não fumavam, e que trabalhavam em ambientes fechados, 13,5% estava exposta ao fumo passivo no local de trabalho.
No quesito alimentação, as mulheres apresentaram índices mais saudáveis do que os homens. A proporção de mulheres que admitem consumir ao menos cinco porções diárias de hortaliças e frutas foi de 39,4%, enquanto de homens foi de 34,8%. Já o consumo de carne ou frango com excesso de gordura foi quase 20% maior entre os homens.
Nos 12 meses que antecederam a data da entrevista da pesquisa, 67,9% da população ativa diz ter utilizado serviço médico e 48,6% o odontológico. 
Confira aqui o relatório completo.

Comentários