Pular para o conteúdo principal

Imunidade em alta: confira os alimentos que dão uma força extra para afastar gripes e resfriados

Chá branco é um dos alimentos que aumentam a imunidade.© Shutterstock Chá branco é um dos alimentos que aumentam a imunidade.
Não adianta: gripes, resfriados e crises alérgicas atacam muito mais no friozinho de junho a setembro, já que tendemos a frequentar ambientes fechados, o que facilita a transmissão de alguns tipos de doenças.



Para tentar minimizar essas crises, nada melhor que blindar o sistema imunológico, através de atividades físicas, boas noites de sono e, claro, alimentação equilibrada e rica em vitaminas e minerais.
Confira os melhores alimentos para reforçar sua imunidade e dificultar a ação de vírus e bactérias!
Alimentos ricos em zinco - Carnes, camarão, ostras, grãos... Todos estes são alimentos ricos em zinco, importante elemento para a saúde do sistema imunológico, fertilidade e crescimento de cabelos e unhas.
Vegetais verde-escuros - Ricos em ácido fólico, vegetais como couve, espinafre, bertalha, brócolis e etc são fundamentais na formação dos glóbulos brancos - células de defesa do organismo.
Alho - Considerado um "antibiótico natural", um dos temperos mais utilizados em nossa casa faz maravilhas por nossa imunidade. O alho ajuda na prevenção de gripes e resfriados e evita, ainda, outros problemas de saúde, como reumatismo, diarreia e problemas estomacais. Além disso, ajuda a digestão, evitando a acidez estomacal e protege o fígado.
Gengibre - Expectorante natural, o gengibre é ótimo para acabar com o pigarro e diminuir o muco. Além disso, é antioxidante, anti-inflamatório e ótimo para auxiliar na perda de peso, já que dá uma acelerada no metabolismo!
Oleaginosas - Ricas em ácidos graxos, as castanhas, amêndoas e etc são ótimas para prevenir o envelhecimento precoce. Além disso, elas são ricas em antioxidantes, vitamina E e selênio, que auxilia a mandar gripes para bem longe!
Frutas (especialmente as cítricas) - Ricas em vitamina C, frutas como laranja, limão e acerola ajudam a reduzir os sintomas de gripes, já que a vitamina C ajuda a minimizar o tempo e os efeitos da doença.
Chá branco - Por possuir uma grande quantidade de antioxidantes, o chá branco previne o envelhecimento das células e uma série de doenças. Além de proteger a imunidade, ele acelera o metabolismo, também sendo um aliado nas dietas de emagrecimento.
Tomate - Rico em vitamina A, assim como a cenoura, o tomate ajuda a manter a integridade das células do sistema imunológico.
 

Comentários