ANEMIA





A anemia também é um efeito colateral, que pode ou não ser o seu caso. Ela acontece quando o número de glóbulos vermelhos diminui abaixo do calor normal. Pode ser por causa do efeito da quimioterapia e radioterapia na medula óssea, ou por causa de células cancerígenas que se alojaram dentro dela. Pode ser causada também por sangramentos ou falta de alguns nutrientes.
Independentemente da causa, é essencial que haja cuidados, porque anemia não é brincadeira! Essa queda de glóbulos vermelhos pode causar sonolência, palidez, cansaço, dor de cabeça e falta de ar. Esses são só alguns sintomas. Isso porque o glóbulo vermelho contém hemoglobina, que é responsável por carregar o oxigênio para as partes do corpo. Se tem pouca hemoglobina, algumas partes do corpo podem  receber menos oxigênio e não funcionarem corretamente. Para saber se você está com anemia, seu médico pode realizar um exame de sangue chamado hemograma, que verifica a contagem de glóbulos vermelhos e de hemoglobina.
A anemia muitas vezes precisa ser tratada com reposição de nutrientes, se esta for a causa dela, com fatores que estimulam a medula óssea a produzir mais hemoglobina, e em alguns casos, quando o índice de hemoglobina está muito baixo, pode ser necessário transfusão de sangue.
Mas, de qualquer forma, se você está com anemia, veja nossas dicas:
  • Cuide da alimentação! Converse com seu médico sobre isso. A ingestão de alimentos ricos em vitamina B12, vitamina C, ferro ou ácido fólico podem ajudar no combate da anemia.
  • Descanse! Tire pausas para você durante o dia.
  • Um sono de qualidade durante a noite é benéfico. Evite a cafeína nesse período.
  • Peça ajuda se estiver muito cansada. Não há problema nenhum em pedir ajuda!
Blog. Quimioterapia e Beleza

Comentários