Aliviar dor nas costas com técnica chinesa:

Se você sente muitas dores nas costas, por problemas na postura, usar salto alto, entre outros costumes prejudiciais à saúde, uma forma de destravar a coluna sem o uso de medicamentos é a técnica da medicina chinesa chamada digitopressão. Se feito de forma correta, o toque com pressão em apenas um ponto de seu corpo pode aliviar dores, como explica a psiquiatra e acupunturista Gabriela Lima, da Clínica Singular - Centro de Controle da Dor. Aprenda como aplicar a técnica e quem não pode fazer a digitopressão.

Digitopressão: entenda o que é

A digitopressão é um tipo de medicina chinesa alternativa que busca reduzir dores, incômodos e problemas de saúde por meio do toque em pontos estratégicos do corpo. Além de não ter o uso de medicamentos ou de equipamentos, o próprio paciente é que pressiona a região indicada por um profissional, a fim de eliminar as dores.

Contraindicações

Grávidas e pessoas com doenças cardíacas devem tomar cuidado, pois há pontos que são contraindicados.
"A grávida pode provocar um aborto espontâneo no início da gestação ou acelerar o trabalho de parto se estiver no final", explica. "Já quem tem um problema cardíaco pode gerar uma alteração na pressão arterial". Neste caso, pode ainda haver reações como tontura e baixa pressão.
"São pontos que têm muitas terminações nervosas que podem desencadear uma inflamação no local". Áreas que já estão machucadas, portanto, também não devem ser pressionadas.
Apesar de a técnica ser feita apenas com os dedos, é muito importante se consultar com um profissional, como acupunturista, antes de aplicá-la para saber exatamente qual será o melhor método para sua queixa.

Como fazer

Use o polegar ou o indicador para fazer a técnica
Você também pode usar o nó dos dedos
Use as pontas dos dedos indicador e polegar ou o nó dos dedos. A pressão deve ser feita de maneira forte, mas o tempo de permanência e a quantidade de vezes que o local será pressionado variam de pessoa para pessoa. Por isso, apesar de ser uma técnica fácil, requer orientação profissional.

Reduzir dores nas costas

Ponto Kun Lun
Aperte até o incômodo sumir
É o ponto do meridiano da bexiga, localizado no tornozelo, "no ponto médio entre o maléolo lateral, o ossinho saltado do lado do pé, e o tendão do calcâneo", explica Gabriela. O tendão do calcâneo é conhecido também como tendão da Aquiles.
Aperte com os dedos até sentir o incômodo reduzir.

Como evitar dor nas costas

- Mantenha seu peso ideal para não sobrecarregar a coluna.
- Fortaleça a musculatura inserida na coluna fazendo atividades físicas regularmente.
- Não deixe de ter uma boa noite de sono. Pessoas que dormem mal estão mais sujeitas a dores crônicas.
- Preste atenção na sua postura ao longo da semana. Se você trabalha sentada, levante-se a cada 40 minutos, por exemplo.
- Evite carregar peso em excesso, o que pode causar dor na coluna.
- A dor lombar aguda, chamada lombalgia, é normalmente causada por movimentos errados que fazemos. Tome cuidado ao carregar algum peso ou se abaixar para pegar algo no chão.

Comentários