Alimentos termogênicos

Alimentos termogênicos


Os alimentos termogênicos são aqueles que apresentam um maior nível de dificuldade em ser digeridos pelo organismo, fazendo com que esse consuma maior quantidade de energia e caloria para realizar a digestão. É necessário ressaltar que todos os alimentos gastam energia para serem digeridos, tendo a capacidade de aumentar a temperatura corporal e acelerar o metabolismo, acrescendo a queima de gordura. Porém existem alguns que se destacam mais que os outros, pois induzem o metabolismo a trabalhar com ritmo acelerado, gastando assim, mais calorias, sendo estes classificados como termogênicos.
Entretanto  é importante destacar que para a perda de peso o ideal é adoção de uma alimentação balanceada, junto a pratica de exercícios físicos, podendo-se usar como alidados os alimentos termogênicos para beneficiar ainda mais esta perda de peso.
Os alimentos termogênicos devem ser consumidos com o acompanhamento de nutricionistas, que determinarão, segundo as características de cada indivíduo, a quantidade correta para serem ingeridos.
Importante lembrar que o consumo desses alimentos não deve ser feito no período noturno para não prejudicar o sono. Além disso, sabe-se que a quantidade de cada alimento é individual e deve ser feita sob orientação profissional. O exagero na ingestão de alguns desses alimentos pode levar ao surgimento de sintomas como dor de cabeça, tontura, insônia e problemas gastrointestinais.
Hipertensos e indivíduos com problemas cardíacos e de tireóide devem ter cuidados aumentados, pois alguns desses alimentos fazem o coração trabalhar mais rápido, influenciando o metabolismo.
Alimentos pertencentes ao grupo dos termogênicos:

Pimenta vermelha
Mostarda
Gengibre
Vinagre de maçã
Acelga
Aspargos
Couve
Brócolis
Laranja
Kiwi
Cafeína
Guaraná
Linhaça
Gorduras vegetais
Produtos derivados

Escrito por Renata Sardinha


Comentários