Alimentação na luta contra o câncer

alimentacao-na-luta-contra-o-cancer

O câncer é a segunda maior causa de morte nos países desenvolvidos e um terço de todos os cânceres é atribuído à má alimentação. O principal objetivo da alimentação é obter energia, dessa forma, os alimentos mais ricos em calorias têm sido a base do padrão alimentar atualmente, estando os alimentos menos calóricos como frutas e legumes, relegados a um segundo plano. Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), muitos componentes da alimentação têm sido associados com o processo de desenvolvimento da doença.
Portanto evite:
– O excesso de ingestão de alimentos com componentes indutores de alterações celulares que levam ao câncer (por exemplo, gorduras saturadas, alimentos industrializados, alimentos com farinhas e açúcares altamente refinados e com alto índice glicêmico).
– Drogas ou medicamentos (nicotina, cafeína, álcool, maconha, anticoncepcionais, sedativos, tranquilizantes, antidepressivos, anti-inflamatórios, antibióticos, etc.).
Acrescente na sua alimentação:
– Alimentos que impedem o desenvolvimento de alterações celulares precursoras do câncer (frutas, legumes). Uma alimentação equilibrada ataca o desenvolvimento do câncer em duas frentes reduzindo a ingestão de substâncias que, em excesso, são potencialmente cancerígenas e combatendo o desenvolvimento do câncer por meio de moléculas anticancerígenas presentes em alimentos na sua forma natural (principalmente os vegetais.).

Fonte: Blog do Cancer




Comentários