6 pontos para apertar no corpo e aliviar cólica, dor na coluna, estresse e dor de cabeç

ESCRITO PORNATHÁLIA GERALDO
Foto de Nathália Geraldo

Nem todos os incômodos que sentimos no dia a dia e que nos causam mal-estar precisam de remédios para serem curados ou, ao menos, amenizados. Pelo menos este é o preceito da digitopressão, uma técnica da medicina chinesa em que apenas com pressão em pontos estratégicos do nosso corpo conseguimos aliviar dores e problemas de saúde.
Com consultoria da psiquiatra e acupunturista Gabriela Lima, da Clínica Singular - Centro de Controle da Dor, te apresentamos 6 pontos que reduzem ou eliminam dores como cólica menstrual, dor na coluna e de cabeça e – uma dupla que atinge muita gente – estresse e ansiedade.
Em cada ilustração, você pode ver exatamente em qual região você deve pressionar com os dedos polegar ou indicador, ou ainda com o nó dos dedos. A médica ainda orienta sobre contraindicações – caso você aplique a técnica e não tenha resultados ou perceba qualquer alteração na sua saúde, é fundamental que procure um especialista para te indicar o melhor tratamento.

Digitopressão para aliviar dores

De acordo com a médica, o princípio da medicina chinesa é, justamente, a individualização do tratamento. Por isso, para cada pessoa, o resultado da digitopressão pode ser diferente.
“Às vezes, a pessoa aperta por apenas um minuto e já tem o alívio da dor. Mas, o tratamento é individual e depende de fatores como o histórico de vida da pessoa e sua constituição física”.

Contraindicações

Grávidas não devem estimular os pontos energéticos sem orientação de especialista. Pessoas que tenham doenças cardíacas também devem ter atenção redobrada na aplicação da digitopressão.
“A grávida pode provocar um aborto espontâneo no início da gestação ou acelerar o trabalho de parto”, explica. “Já quem tem um problema cardíaco pode gerar uma alteração na pressão arterial”.
Se você tem um machucado na região que é indicada para ser pressionada, evite fazer a digitopressão. “Em geral, os pontos têm maior quantidade de terminações nervosas livres e estrutura celular que pode desencadear uma ação inflamatória”.

Como fazer

Use as pontas dos dedos indicador e polegar. Ou então pressione com o nó dos dedos de maneira forte e vigorosa. Escolha um ambiente calmo para fazer a técnica.
Para cada pessoa, haverá uma quantidade de pressões específicas - o tempo em que a técnica será aplicada também varia de acordo com a dor sentida por cada indivíduo.

Pontos energéticos para digitopressão

Reduzir dores de coluna

Ponto Kun Lun
Aperte até o incômodo sumir
É o ponto do meridiano da bexiga, localizado no tornozelo, “no ponto médio entre o maléolo lateral, o ossinho saltado do lado do pé, e o tendão do calcâneo”, explica Gabriela. O tendão do calcâneo é conhecido também como tendão da Aquiles.

Aliviar estresse e ansiedade

Ponto Yong Quan
A massagem pode fazer dormir melhor
Este ponto no pé é o primeiro ponto do meridiano dos rins, chamado Yong Quan.
Quando você se sente estressada, é sinal de que o rim precisa ser tonificado. Massageie esse ponto na sola dos pés, entre o segundo e terceiro dedos, a uma distância de um terço entre a base do segundo dedo e o tornozelo. A massagem pode ajudar a relaxar e até dormir melhor.
Ponto Coração 7
Ponto pode ser pressionado para ação antiestresse
Tem o poder de diminuir a ansiedade.
Ponto Yin Tang
O ponto no centro da testa deve ser pressionado para acalmar
Deve ser pressionado por quem precisa se acalmar.

Diminuir cólica menstrual

Ponto San Yin Jiao
Aperte com seu dedo indicador ou polegar na região
Ele fica a quatro dedos acima do maléolo medial, aquele ossinho mais pontudinho perto do tornozelo. Além de aliviar o estresse, reduzir a irritabilidade e acalmar, este ponto pode auxiliar em cólicas menstruais e algumas outras dores abdominais.

Curar dor de cabeça

Ponto He Gu
Este ponto não deve ser ativado por grávidas
Atenção: este é proibido para grávidas. Além de amenizar dores de cabeça, é indicado para “dores em geral”, segundo a médica.