SERÁ QUE O AÇÚCAR FAZ O CÂNCER CRESCER?

Será que o açúcar faz o câncer crescer?
Muitos cientistas e profissionais da saúde ainda se dividem na resposta dessa pergunta, mas o que sabemos até então é que:

A glicose (que é a forma de açúcar mais utilizada, e produzida, pelo próprio organismo) alimenta cada célula do organismo e é tão importante para o nosso cérebro que o corpo tem estratégias para manter os níveis de açúcar no sangue, onde independentemente do tipo de alimento ingerido, seja carboidrato, proteína ou gordura, o corpo dará seu jeito de produzir glicose.

A ideia de que o açúcar pode alimentar diretamente o crescimento das células cancerosas pode levar algumas pessoas com câncer a evitar todos os alimentos contendo carboidratos, como as frutas, por exemplo. E, para alguém lutando para manter seu peso ao lidar com os efeitos colaterais do tratamento de câncer, provavelmente não será benéfico.

Tentar cortar todo tipo de açúcar pode gerar estresse, o que acaba causando um aumento na produção de hormônios que consequentemente leva ao aumento nos níveis de açúcar no sangue e suprime as funções imunológicas das células. Ou seja, também não fará bem para a pessoa com câncer.

Pesquisas mostram que a relação entre açúcar e elevados níveis de insulina, relacionados a fatores de crescimento são os que mais podem influenciar o crescimento de células de câncer e aumentar o risco de outras doenças crônicas. Muitos tipos de células cancerígenas possuem em abundância os receptores de insulina, tornando-as mais suscetíveis que as células normais à capacidade da insulina para promover o crescimento.

As gorduras, proteínas e/ou fibras podem retardar o esvaziamento total do estômago, o que permite uma liberação mais gradual de carboidratos dos alimentos para o corpo, causando menor impacto nos níveis de açúcar no sangue.

A glicose é necessária para o bom funcionamento do nosso organismo, mas o excesso pode nos causar muitos problemas de saúde, inclusive os relacionados ao câncer. Controle o consumo do açúcar simples, o que pegamos no açucareiro, assim como doces em geral e atenção aos industrializados, há sempre açúcar em muitos produtos para conservação ou contra acidez.

Sim, a dieta rica em alimentos naturais como frutas, verduras e legumes ainda é a ideal. E junto com estes, os grãos integrais, carnes magras, peixes, azeite, castanhas e muita hidratação com água e chá verde serão o seu combustível para uma boa saúde.

Fonte Blog Minha Saúde

Comentários