QUAIS SÃO OS TIPOS DE CÂNCER DE MAMA?




O câncer de mama é um dos tipos mais recorrentes no mundo, principalmente quando o assunto em questão é o público feminino. Eu fui diagnosticada com câncer de mama e além do susto, claro, foi extremamente estranho de repente entrar em contato com tantas palavras médicas, que até então não faziam nenhum sentido para mim! Muitas Cats perguntam para mim sobre os subtipos de câncer, então vamos falar hoje sobre a classificação molecular do tumor: Luminal A e B (que representam 60% dos casos de câncer de mama), HER2 + e triplo negativo. Vamos tentar traduzir esses termos para ficar um pouco mais fácil de entender, então vamos lá:
  • Luminal A e B: O subtipo Luminal A é o subtipo mais frequente. Esses são os que apresentam em sua maioria alta expressão de receptores de estrogênio e progesterona (hormônios femininos). O tratamento é feito com hormonoterapia, ou seja com uso de antiestrogênicos, tamoxifeno, inibidores de aromatase e também quimioterapia. O subtipo luminal B apresenta maior número de genes de proliferação celular, em comparação com o Luminal A.
  • Subexpressão HER2 ou HER2 positivo: HER2 é uma proteína localizada no exterior da célula, que ajuda na divisão e multiplicação celular. Quando essa proteína está em excesso, é sinal de câncer. Nesse caso, o tratamento é feito com terapia alvo de Trastuzumabe (nome comercial Herceptin) – destrói as células com HER2 em excesso.
  • Triplo Negativo: Com alto índice de proliferação celular, característica agressiva, e alto grau histológico. Não apresenta receptor hormonal de estrogênio ou progesterona, nem HER2, por isso é chamado como “Triplo Negativo”. Portanto, terapia hormonais ou uso de trastuzumabe não são adequados e o tratamento é feito com quimioterapia.

Lembrando que aqui nós podemos ajudar com alguns termos, mas para entender o seu caso é necessário que converse com seu médico. Cada pessoa é diferente, cada caso é diferente. Ah, e o tratamento muda de pessoa para pessoa, porque os efeitos são diferentes.  Todos esses remédios citados devem ser prescritos por profissionais da saúde.
Esses remédios, assim como a quimioterapia, causam alguns efeitos colaterais. Mas faz parte do tratamento né? A gente busca contornar esses efeitos da melhor forma. Mas isso é assunto para outros posts!
Muitos termos médicos, ficou assustada? Não precisa ficar assim não! Um passinho de cada vez ok?



Fonte:







Comentários