Ovo caipira, orgânico, de granja, branco e marrom: que diferença faz para a sua saúde?




Já é fato que o ovo de galinha é um alimento que traz muitos benefícios para a saúde por seu elevado índice nutritivo e pela composição rica em proteína, vitamina A e do complexo B, cálcio, manganês, potássio, ômega 3, ferro e fósforo.
Ele também é um produto adequado para quem quer perder peso, já que, cozido, tem apenas 77 calorias. Ou seja, este é um alimento que todas nós podemos e devemos incluir na dieta, a fim de manter uma alimentação equilibrada e saudável.









Mas, com tantas variações de tipos de ovo e até nas cores da casca, ficamos em dúvida: qual é o melhor alimento para nosso organismo? E, afinal, por que alguns têm casca com cor diferente? Tiramos todas as dúvidas com a nutricionista funcional Regina Moraes Teixeira sobre o tema. 

Tipos de ovo de galinha 

Ovo de galinha é um alimento benéfico para o organismo
Publicidade

Orgânico, caipira ou de granja 

É muito comum vermos no mercado caixas de ovos com cores e rótulos que os dividem em “orgânico”, “de granja” ou “caipira”. Essa variação se dá pela forma em que a galinha é criada, tanto em relação a seu espaço de produção quanto sua alimentação. A nutricionista funcional explica a origem de cada um:
- O ovo caipira tem uma concentração de betacaroteno maior que o de granja. O betacaroteno é convertido pelo corpo em vitamina A, um micronutriente antioxidante e que previne doenças infecciosas.
Apesar desse fator, outros alimentos que contêm a substância, como cenoura e mamão, não devem ser excluídos da alimentação.
“Isso acontece porque a alimentação das galinhas que dão origem ao ovo é diferente”, explica Regina.
- O ovo orgânico vem de galinhas com alimentação orgânica – ou seja, livre de hormônios, antibióticos ou produto de origem animal.
“As galinhas vivem soltas, não ficam alojadas em gaiolas”, explica a nutricionista.
A escolha deste tipo de ovo garante uma alimentação mais natural e, geralmente, está calcada em convicções pessoais sobre a origem dos alimentos e a importância da produção ética da comida.
- Já os ovos de granja são de galinhas que produzem o ovo em um esquema industrial, ou seja, são criadas para produzir em grande quantidade e em espaços confinados.

Diferença entre ovo branco e marrom 

De acordo com a nutricionista, a diferença entre as cores das cascas é devida às diferentes linhagens das galinhas, mas não interfere no valor nutricional do ovo.

Categoria:

Fonte  Blog Bolsa de Mulher

Comentários