Metade das pessoas que têm um infarto não percebe: como identificar os sinais?

Dores fortes no peito e no braço são sintomas conhecidos de um infarto, mas saiba que eles não são os únicos e, por isso, muita gente pode sofrer da condição sem sequer perceber. De acordo com um estudo do American Heart Association, 45% dosataques do coração são silenciosos e descobertos somente depois, quando um paciente realiza exames de rotina.
Estimativas apontam que a probabilidade de uma mulher morrer de infarto é 50% maior quando comparada aos homens e uma das explicações está ligada ao menor calibre das artérias, o que faz com que as placas ateromatosas se fechem causando obstrução. Aprenda como ouvir o próprio corpo e identificar sinais de que você pode estar sofrendo de um infarto:
Pescoço travou? Aprenda a fazer uma automassagem em 5 minutos para soltar
Além de dor no peito e formigamento no braço esquerdo e pescoço, náusea e até vômito são outros sintomas que podem indicar infarto. Outras características são dores nas costas, suor frio e, em casos extremos, o desmaio.
Falta de ar, queimação no estômago sem relação com alimentos e incômodo no peito que aparece após a prática de exercícios e desaparece ao descansar também são sintomas comuns que podem indicar problemas no coração.

Como evitar infarto

O fumo, aliado ao anticoncepcional, é um dos motivos para o infarto em mulheres. Procure não ser sedentária e manter alimentações e hábitos mais saudáveis, evitando o risco de um ataque cardíaco.
Procure realizar constantemente exames de rotina e, se possui diabetes, histórico na família ou hipertensão, saiba que aumenta seus riscos de desenvolver problemas cardíacos. Fique atenta caso os sintomas surjam após emoções fortes ou situações estressantes: há maior probabilidade de ser um infarto.
Um ataque cardíaco que passa despercebida pode ser detectado mais tarde, quando os pacientes passam por um eletrocardiograma ou uma visita ao pronto socorro por outro aparente motivo.
Fonte: Blog Bolsa de Mulher

Comentários