Dia Mundial Contra o Tabaco e alertas de câncer

Share Button Organização Mundial da Saúde
cancer-cigarro-pulmao-blog
A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica, atualmente, que o tabagismo é a principal causa de morte evitável no mundo. Segundo o mesmo órgão, um terço da população mundial adulta é fumante. Dados do INCA mostram, ainda, que 10% dos fumantes diminuem sua expectativa de vida em 20 anos.
Apenas na fumaça do cigarro, são mais de 5 mil substâncias químicas e o câncer de pulmão é só uma das doenças causadas por elas, com crescimento de 2% por ano na sua incidência mundial e tendo 90% dos casos causados pelo hábito nocivo. Além do pulmão, a boca, laringe, estômago, bexiga, laringe e útero são órgãos que podem desenvolver a doença por causa do fumo. Asma, bronquite e problemas cardiovasculares também tem riscos aumentados.
Hoje, 31 de maio, Dia Mundial Contra o Tabaco, a OMS definiu como tema para ser abordado as embalagens padronizadas de cigarro para serem trabalhadas internacionalmente. A problemática gira entorno do fato de que embalagens diferenciadas podem ser atrativos para o tabaco.
Para largar o vício especialistas indicam procurar assistência médica visando as chances de sucesso na recuperação. Mas largar por conta própria é, também, possível. Indica-se mudanças de hábitos como, por exemplo, evitar lugares e consumos de outros produtos que deem vontade de fumar.

Comentários